Você já ouviu falar em Prosumer?

Você já ouviu falar em Prosumer?

Você já ouviu falar em Prosumer?

Se você nunca ouviu falar, com certeza você já deve ter identificado quem são. Os prosumer são os consumidores que buscam todas as informações sobre um produto ou serviço antes da compra. Após sua avaliação, eles compartilham suas opiniões sobre como foi sua experiência e seus diferenciais.

 

Esse comportamento criterioso de consumo, e indicação para seus seguidores e conhecidos teve grande relevância no universo dos influenciadores. Porém muitos consumidores perceberam o interesse das marcas em divulgar seus produtos/serviços como publicidade. Uma nova ascendente surge neste universo do marketing: os micro influenciadores focados nos nichos de cada marca. Com um diálogo mais direto e verdadeiro.

 

O poder da influência no mundo digital tem o poder de acelerar o alcance para mais pessoas, podendo impactar diretamente o sucesso da sua marca. Porém há riscos, assim como uma avaliações positivas podem impulsionar o seu negócio, um comentário negativo pode prejudicar a imagem da sua marca.

 

Estávamos vivendo um cenário de consumo exigente, e com a pandemia esses critérios aumentaram. O número de compras online e de buscas por avaliações antes das compras cresceram. No entanto não estamos mais comprando um produto ou serviço somente pela qualidade do conteúdo, estamos pesquisando TODOS os aspectos positivos do produto/serviço e vendo o que dizem sobre.

 

O sentido de descoberta, de experimentar novas marcas e de produtos e serviços mais regionalizados cresceu, estimulando que nosso consumo fosse mais político. Buscamos conhecer a empresa de quem estamos comprando, analisando aspectos estéticos de comunicação, além dos quesitos de sustentabilidade, responsabilidade social e todo o impacto que ela gera.

O poder de um prosumer está em buscar detalhes que possam influenciar no poder de compra dos seus seguidores, ou ainda ressaltar características especiais do produto/serviço. Outra coisa muito interessante nesse comportamento está na perspectiva que este consumidor tem, ele tenta identificar a evolução do produto e o que ele tem a agregar na vida das pessoas. São apaixonados por empresas inovadoras.

Com a facilidade dos diálogos que as redes sociais criaram entre consumidores e empresas, todo mundo espera uma boa comunicação das marca e as que conseguem interagir com seus consumidores são aclamadas e tem mais relevância na lembrada dos seus consumidores.

Nos tornamos tão exigentes em nossas compras, que quando gostamos do atendimento e do produto, nos envolvemos com a marca. Fazemos uma indicação no famoso boca a boca, também postamos e comentamos em nossas redes sociais. Influenciamos outras pessoas a comprarem sem ganhar nada em troca, ganhamos apenas a simpatia e uma experiência incrível que fez com que tudo isso acontecesse de forma espontânea.

E aí? Sua marca está preparada para criar experiências para transformar consumidores em prosumers? Aproveite e repense todo o seu processo e amplie o poder da imagem da sua marca e reputação com uma experiência incrível para todos seus consumidores.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos