Sete passos para realizar um planejamento de Redes Sociais

Sete passos para realizar um planejamento de Redes Sociais

Sete passos para realizar um planejamento de Redes Sociais

Quando se fala em gestão de redes sociais muita gente torce o nariz e acha que uma página no Facebook resolve todos os seus problemas.

As redes sociais, porém, conectam cada dia mais marcas e clientes e esse relacionamento é construído com base nas interações que acontecem graças ao investimento das empresas em publicidade, criação e compartilhamento de conteúdo.

E é por isso que o planejamento nas redes sociais é tão importante para seu negócio. Afinal, é através dele que você saberá o que fazer, quando fazer, como agir.

Uma comunicação bem estruturada ajuda você a definir seus estratégias e, principalmente, a acompanhar os resultados. De que forma? Continue lendo esse post e confira os passos que preparamos para realizar um planejamento nas redes sociais.

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1- Avaliação da sua marca

Antes de começar, você precisa saber onde quer chegar e a partir daí pensar nas ações que irá desenvolver.

É nessa fase que você vai definir o que quer para sua marca, para quem você irá direcionar sua estratégia. Além disso, você também vai fazer uma avaliação dos pontos fortes e fracos do seu produto ou marca para saber o que tem de melhor e o que pode ser melhorado.

2- Público Alvo

Após avaliar como anda a comunicação da sua marca ou produto e definir o que você pretende com ela, você vai precisar definir seu público alvo.

É importante que você seja o mais específico possível. Para isso, pesquise seu público, entenda suas preferências, seus interesses e, a partir disso, crie personaspara que você possa direcionar corretamente suas estratégias e atingir seus potenciais clientes.

3- Definição do objetivo da sua comunicação

Quando você define objetivos, fica mais fácil traçar estratégias e avaliar os resultados. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter.

Mas não se prenda a eles para sempre. Seus objetivos podem ir mudando com o decorrer do tempo e novas metas podem ser traçadas conforme a realidade do seu negócio.

4- Avaliação da comunicação atual

Agora é hora de olhar atentamento para o que já está sendo feito. Dê uma boa olhada na comunicação que vem fazendo, avalie e liste o que parece errado, aquilo que não está tão bom, mas que pode ser melhorado, o que você não faz e pode passar a fazer e também as boas estratégias que já adotou e que podem continuar no seu novo planejamento.

Não tem ideia de como melhorar seu engajamento nas redes sociais? Confira nossas dicas nesse post.

5- Benchmark

Depois de olhar atentamente para o seu próprio trabalho, é hora de ver o que seus concorrentes estão fazendo.

Encontre empresas do mesmo segmento que o seu e busque referências. Veja no que outras marcas estão apostando e avalie o que é bacana e o que não é. Isso lhe dará base para criar suas próprias estratégias.

6- Definição das estratégias

Essa etapa envolve não somente a criação das estratégias, mas também metas, prazos, plano de ação e é diferente dependendo da posição em que a marca e o produto se encontra.

Uma das estratégias do Marketing Digital é a publicidade nas redes sociais. Aprenda a fazer publicidade no Facebook com as nossas dicas.

7- Defina linhas editoriais

Por fim, crie um calendário editorial. Dessa forma, você será capaz de determinar a frequência com que irá postar, além de saber o que e quando publicar.

Para facilitar o processo, crie um cronograma de trabalho e manutenção. Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audiência, escrever o conteúdo e tudo que envolve o que você planejou.

 

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