Sete estratégias digitais que devem estar nos seus planos em 2020

Sete estratégias digitais que devem estar nos seus planos em 2020

Sete estratégias digitais que devem estar nos seus planos em 2020

A maioria das nossas interações com marcas, produtos e serviços acontecem através de computadores ou dispositivos móveis.

Como consequência disso, estratégias digitais passam a ser pressupostos fundamentais para um planejamento de marketing que realmente busque atingir resultados.

Por isso, se o seu objetivo é tornar sua empresa competitiva no mercado é bom começar a pensar em estratégia digitais.

Para dar aquela ajuda, listamos 7 delas que devem estar na pauta do marketing da sua empresa em 2020.

1. Avaliar e aprimorar os canais digitais da empresa

Mesmo em tempos de crise, há potenciais clientes interessados em fazer negócios. É primordial, assim, que você seja encontrado na internet. Para isso, um dos pontos elementares é que sua empresa possua um site de qualidade.

Diversas pesquisas comprovam que a qualidade do site tem um forte impacto na percepção do cliente. Investir na criação e desenvolvimento de um site significa gerar mais confiança na sua marca e ampliar a intenção de compra do seu consumidor na internet.

Sendo assim, o site da sua empresa pode ser reformulado com a intenção de dar destaque a sua marca, produtos e serviços. A ideia é que o seu negócio seja mais simples de compreender, mais fácil de encontrar no Google e que a plataforma gere mais oportunidades de negócio para a equipe de vendas.

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2. Melhorar o posicionamento dos produtos e serviços no Google

Você já pensou que se a sua empresa não estiver no Google talvez ela não exista para o consumidor? A maioria das empresas já possui um site, o problema é como ela está posicionada no Google.

Talvez a sua marca esteja escondida a ponto de o consumidor desistir de procurar. Esse problema precisa de planejamento e pode ser solucionado a partir de ações de curto, médio e longo prazo.

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3. Adaptar plataformas para os dispositivos móveis

Boa parte do tráfego gerado nos sites é proveniente de dispositivos móveis, ou seja, smartphones e tablets. E os resultados gerados por eles crescem dia após dia. Apesar disso, muitos sites de empresas ainda não estão preparados para receber usuários no mobile.

Se o seu site não funciona plenamente no móvel é provável que esteja perdendo muitos negócios. O ideal seria repensar o design, as funcionalidades e a navegação através de uma nova plataforma personalizada para esses dispositivos.

Além de um site mobile, você pode também desenvolver aplicativos nativos para a sua empresa. Por exemplo, um app da sua marca que seu cliente possa baixar na Apple Store ou no Google Play e levar consigo para onde for.

4. Investir em publicidade no Google e no Facebook

Além da forma tradicional de anúncios em Links Patrocinados, o Google oferece diversas outras ferramentas aos anunciantes. Anunciar no Youtube e na Rede de Display também podem ser soluções eficazes para a sua empresa.

Outra ferramenta de anúncios que cresce no Google é o Remarketing. Caso você não conheça, é aquele tipo de anúncio que segue o consumidor e reapresenta o seu produto em diversos os sites e portais que ele visita posteriormente.

Da mesma forma, o Facebook tornou-se, também, uma mídia indispensável na estratégia digital de praticamente todas as marcas, busquem elas visibilidade, tráfego ao site ou engajamento.

Facebook Ads, por exemplo, oferece a possibilidade de criação e gestão de anúncios altamente focados com um preço acessível até para empresas de pequeno porte.
Assim, com um direcionamento preciso e inteligente, os anúncios podem ser dirigidos com base no local – cidade, estado ou país -, idade, gênero e interesse do público que você deseja alcançar.

5. Fortalecer o relacionamento com fãs nas redes sociais

Sua marca está no Facebook? Bom, já deve estar. Mas que tipo de planejamento ela tem? Por que sua empresa está lá? Quais os seus objetivos e metas? E o Instagram? E o Linkedin? E o Snapchat? Como você está usufruindo de todas as redes sociais para realmente gerar negócios para a sua empresa?

Sim, as questões são muitas. Mas a maioria das empresas não tem essas respostas.

As redes sociais oferecem para as marcas a oportunidade de relacionar-se diretamente com o consumidor.

Uma marca com uma presença estratégica e um planejamento qualificado conseguirá estimular a interação com o usuário, criar vínculos fortes e fortalecer o engajamento de seguidores. Consumidores ativos são fiéis e promovem, positivamente, a marca para novos clientes.

6. Estudar e investir em marketing de conteúdo e inbound marketing

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são as grandes tendências para os próximos anos. São estratégias que fazem a sua empresa ficar em evidência e gerar negócio sem a necessidade de grandes investimentos em propaganda.

O projeto parte do entendimento do negócio e dos diferentes tipos de cliente (personas). A partir disso, cada perfil recebe um planejamento de ações e uma programação de conteúdos exclusivos que inclui texto, áudio, vídeo, gráficos.

Os métodos têm o potencial de engajar seu público-alvo e fazer crescer a sua rede de prospects. Através de conteúdos focados e inteligentes, é possível despertar a atenção e o interesse dos públicos, tornando-os um lead (um interessado identificado) através de páginas de conversão (landing pages).

O Inbound Marketing atrela o plano de comunicação e marketing ao funil de vendas da empresa. Através de diversos ações e conteúdos vai “nutrindo” os leads a fim de torna-los clientes.

7. Implementar e monitorar um planejamento de marketing digital

O planejamento de marketing digital garantirá que sua empresa esteja visível e ao alcance do seu potencial cliente, seja nas redes sociais, buscadores, navegação mobile, site, anúncios, blogs, entre outros.

O projeto contempla pesquisa, análise e a definição estratégica de objetivos e metas a serem alcançadas, além de táticas a serem realizadas. Define-se prazos, responsabilidades e a projeção do orçamento para execução.

Para isso, as definições do plano terão metas claras e estarão alinhadas com a preocupação da empresa sobre o retorno do seu investimento (o famoso ROI).

Para elaborar esse plano, profissionais especialistas analisam detalhadamente o atual posicionamento da marca na internet e onde ela deseja chegar. Avaliam as principais mudanças e tendências do mercado digital, dos consumidores e a atuação dos concorrentes.

É uma estratégia fundamental para as empresas que precisam iniciar ou repensar o seu posicionamento na internet.

 

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