Sete dicas para melhorar a usabilidade do seu site

Sete dicas para melhorar a usabilidade do seu site

Sete dicas para melhorar a usabilidade do seu site

Você já se perguntou por que alguns produtos ou serviços digitais fazem mais sucesso do que outros? O segredo está na relação entre o usuário e produto. Nesse mundo conectado em vivemos o usuário é rei. E uma coisa é fato: se ele não tiver uma boa experiência com o produto, ele vai deixar de utilizá-lo e buscar por estruturas mais inteligentes, agradáveis e de fácil uso.

Não temos tempo para ler manuais, pois seguimos padrões cada vez mais intuitivos. Hoje, 40% das pessoas abandonarão uma página da web se ela demorar mais que três segundos para carregar.

E para saber como melhorar a usabilidade do seu site, separamos algumas dicas para você proporcionar uma boa experiência para seus usuários e conquistar cada dia mais clientes.
Se você quer ver como a usabilidade pode ajudar na prática, confira o case da UZ Utilidades que procurou a Seen para organizar e apresentar o conceito e a versatilidade dos seus produtos na internet.

Dica 01 – Tente criar uma estrutura de página com apenas uma coluna

Uma página com o layout de uma coluna dá mais controle sobre a narrativa. Ele deve guiar seus usuários de cima para baixo.

A página com várias colunas permite que o usuário vá para outro conteúdo de menor relevância, não permitindo ao leitor alcançar o propósito central da página. Conduza os leitores com uma boa história e uma call to action de destaque no final.
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Dica 02 – Estimule o usuário com um benefício ao invés de fechar uma venda imediatamente

Entregar um benefício é uma tática efetiva de persuasão baseada no gatilho mental da reciprocidade.

Por mais óbvio que seja, praticar o bem para alguém oferecendo um pequeno gesto de agradecimento pode favorecer você futuramente em algum momento.

Dica 03 – Usuários ainda são apegados ao botão de “voltar”

Mesmo com uma boa usabilidade, não é difícil ver usuários errando o caminho de vez em quando durante a navegação. Para isso, basta um clique equivocado em um momento de pressa. Por isso, o botão “voltar” é o recurso mais usado dos navegadores.

Dica 04 – Evite formulários com muitos campos

Crie formulários que sejam funcionais e remova o maior número de campos possível. Tente captar somente as informações mais importantes. Páginas de conversão com formulários grandes são chatos e levam muito tempo para serem preenchidos.

Se você deseja melhorar a performance da conversão, utilize somente os campos necessários.

Dica 05 – Tenha um menu organizado e claro

Não podemos fazer o usuário pensar muito. Ele precisa encontrar todas as informações que está buscando na página inicial do seu site, então, simplifique. Organize o menu de navegação de forma intuitiva. Menu bom é simples e direto.

Lembre-se que 46% dos usuários móveis já relataram ter dificuldade de interagir com uma página web e 44% reclamaram que a navegação era difícil.

Dica 06 – As escolhas devem ser claras e simples

De acordo com Steve Krug em seu livro “Não me faça pensar”, não importa o número de vezes que os usuários devam clicar desde que cada clique seja uma escolha óbvia. Isso significa que oferecer opções claras e simples dá maior segurança para quem está navegando por sua página.

Dica 07 – Não faça o usuário pensar

Os usuários não gostam de quebra-cabeças na hora de fazer as coisas. Isso é fato. Se as pessoas que projetam interfaces não se importarem suficientemente em criar coisas óbvias, podem abalar diretamente a confiança dos usuários sobre o seu site.

Parece simples, mas organizar as informações pensando em seus usuários mostra que você se preocupa com eles e com a experiência que eles terão em seu site. Utilizar a usabilidade a seu favor pode ser seu diferencial na hora de conquistar e fidelizar clientes.

E se precisar de ajuda, nós aqui na Seen temos a solução certa para o seu negócio. Realize um diagnóstico grátis com especialistas e descubra como aprimorar os canais digitais da sua emrpesa.

 

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