Qual a taxa de rejeição do seu site? Por que isso é importante para a sua empresa?

Qual a taxa de rejeição do seu site? Por que isso é importante para a sua empresa?

Qual a taxa de rejeição do seu site? Por que isso é importante para a sua empresa?

Em inglês o conceito é conhecido como “Bounce Rate”. A expressão “Bounce” estaria associada a algo relacionado com um “ressalto” ou a ação de “quicar” de um objeto. De uma forma literal, seria algo como a “taxa de quique”.

Certamente você pensou: como assim, “taxa de quique” do usuário?

Imagine o movimento de uma bola que toca no chão e logo sobe (quica).

Agora pense na experiência de um usuário, que entra no seu site e logo “pula fora” dele. Então, é isso!

Em português essa experiência de entrar e sair de uma plataforma sem navegar por outras páginas é conhecido como a “rejeição” do canal.

A taxa seria, portanto, o percentual de visitantes que chegou até o seu site, visualizou apenas uma página e saiu dela, sem acessar outras páginas.

Por exemplo: se 100 pessoas visitaram o seu site e 55 delas só leram a página principal, sua taxa de rejeição é de 55%.

Como posso descobrir a taxa de Rejeição do meu site?

Para isso, você precisa utilizar ferramentas de análise de tráfego. A principal ferramenta gratuita para isso é o Google Analytics.

O Google Analytics é um serviço grátis que permite monitorar com detalhes todas as visitas que você recebe. Com ele, você saberá quantas pessoas visitam seu site, de que site elas vieram, que artigos acessaram, em que parte do mundo estão e muito, mas muito mais.

A usabilidade também é uma questão que deve ser levada em conta na hora de pensar em um site.Confira nossas dicas para melhor a usabilidade do seu site.

Essa taxa é importante para a sua empresa?

A taxa de rejeição deve ser vista como um dado interessante sobre o comportamento do seu público na internet. Pode ser utilizada como um dos elementos para analisar a qualidade dos seus canais digitais.

Em especial no que diz respeito a relevância da sua a plataforma, o conteúdo, marca ou produtos. É necessário, contudo, analisar essa variável com algumas ressalvas.

Para a taxa de rejeição, por exemplo, não importa o tempo que a pessoa permaneceu em seu site. Se ela acessou um conteúdo, ficou durante 10 minutos lendo e depois saiu, ela ainda será considerada na taxa de rejeição.

Veja bem, nessa situação, possivelmente ela não rejeitou o conteúdo, mas acabou sendo contabilizada. Ao mesmo tempo, outra pessoa entrou no mesmo conteúdo, clicou em um outro link do site e saiu depois de alguns segundos e não será considerada na taxa.

Por isso, além da Taxa de Rejeição, é importante sempre avaliar o Tempo Médio no Site (outro índice que é apresentado no Google Analytics).

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Qual a taxa de rejeição aceitável para o meu site?

O valor de uma taxa de rejeição ser alto ou baixo depende de diversos fatores, como, por exemplo, mercado de atuação, objetivo do site, objetivo da página, etc. Porém, existem alguns números médios de acordo com o tipo de site. Veja os valores que consideramos aqui na Seen.

Mesmo não sendo algo que influencia diretamente o posicionamento do seu site em resultados de pesquisa, por exemplo, é bom não ignorá-la. A Taxa de Rejeição pode ser um bom indicativo da qualidade do seu conteúdo e através dela você poderá avaliar o que está sendo produzido e encontrar formas diferentes de fazer.

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