Planilhas: Elas podem facilitar (e muito) o seu trabalho

Planilhas: Elas podem facilitar (e muito) o seu trabalho

Planilhas: Elas podem facilitar (e muito) o seu trabalho

O avanço da tecnologia faz com que novos softwares e sistemas sejam criados para o controle interno em uma organização. Mas existe uma ferramenta que é velha conhecida de todos e que pode te dar uma mão: o Excel.

A interface do Excel é muito simples e intuitiva, o que facilita que o usuário, mesmo sem muito domínio, consiga usar recursos básicos. Além disso, o software é de fácil integração com outras ferramentas.

Mas, e aí, o que isso ajuda no meu dia a dia? As planilhas podem ser usadas para diferentes áreas dentro de uma empresa como gestão de pessoas, finanças, marketing, vendas, produção, estratégias e gestão. Através delas é possível gerar gráficos e relatórios. Por exemplo, você pode criar um relatório de vendas mensal, no qual será possível verificar se houve aumento ou redução nas vendas, qual foi o produto mais vendido, qual produto você tem mais em estoque, entre outros.

Vale ressaltar que as planilhas também são ótimas amigas para sua vida pessoal. Nelas você pode armazenar endereços, contatos, links, senhas e também finanças pessoais. É tudo uma questão de hábito.

No início pode parecer chato ter que ficar colocando sua vida nas linhas de uma planilha, mas quando você começa a ver os resultados entende o quanto isso é benéfico.

Não quer pagar para usar a ferramenta da Microsoft? Não tem problema. O Google Planilhas é muito semelhante e, além de ter acesso de forma gratuita, com ele você consegue ter acesso de qualquer lugar, pois tudo fica salvo na nuvem.

Outra dica importante em relação ao uso dessas ferramentas é a facilidade em encontrar dicas ou tutoriais para elaborar planilhas específicas para sua demanda. O Youtube está cheio de vídeos, de inúmeras pessoas diferentes, que ensinam e compartilham seu conhecimento de forma gratuita.

Vale a pena dedicar um tempinho do seu dia para criar uma planilha que se adapte às suas necessidades.

 

Texto produzido pela Bruna de Mattos.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos