O que são leads?

O que são leads?

O que são leads?

Tão populares quando o assunto é marketing digital, conquistar leads já é um bom caminho para transformar visitantes em consumidores. Mas afinal, o que são leads e como eles podem lhe ajudar?

Há algum tempo a gente já sabe que o processo de compra do cliente não é feito de forma impulsiva, principalmente com a possibilidade de informações que a internet proporciona.

Antes de realizá­-la, ele busca várias alternativas e tenta reunir o máximo de informações. Por isso,  cabe a você atingir esse consumidor com as informações que ele busca.

Dessa forma, as chances de ele optar pelo seu produto ou serviço serão bem maiores do que em relação à concorrência.

É oferecendo um bom conteúdo que um visitante pode se transformar em um lead. Mas afinal, o que é um lead?

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O que são Leads?

Basicamente, leads nada mais são do que contatos. Uma oportunidade de venda para sua empresa. Claro, desde que a abordagem seja feita no momento certo. Mas isso é assunto para logo mais.

Os leads são pessoas que demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço e gostariam de saber mais sobre ele.

Geralmente, essa troca de informações ocorre em uma landing page (Tem dúvidas sobre o conceito de landing page? Acesse nosso Glossário grátis de Marketing Digital e confira!).

No momento em que usuários fornecem seus dados de contato em troca de um conteúdo criado por você (ebooks, whitepapers, infográficos, entre outros) eles se tornam leads.

Abaixo a gente mostra a posição dos leads no funil de vendas:

Sabe a diferença entre Inbound e Outbound Marketing? A gente explica!

Como a geração de Leads pode ajudar a minha empresa?
Como você pode ver no funil, os leads não são visitantes e nem clientes da sua empresa. Eles estão em um nível intermediário.

Muitos deles não estão prontos para comprar da sua empresa nesse exato momento, por mais que suas ofertas sejam irresistíveis.

Veja a pirâmide, ela é composta pelo seu público potencial.

Você pode perceber que nem todos estão no mesmo momento de compra e por isso, você não deve conversar da mesma forma com todos.

Aliás, alguns leads não estão interessados no seu produto ou serviço agora. Mas isso não impede que amanhã, no próximo ano ou daqui a três anos, ele não possa se interessar.

Como já falamos acima, cabe a você manter os leads por perto, até a hora exata da compra. Mas como?

Ofereça conteúdo educativo e útil aos leads, independente do momento de compra em que ele esteja.
Converse com eles.
Trabalhe sempre tentando aproximá-los do fundo do funil.
Não foque apenas nos prospects prontos para a venda.

Quando seus leads estiverem “quentes”, ou seja, bem trabalhados e próximos da parte de baixo do funil, eles estarão prontos para se tornarem seus clientes.

Por isso, seu papel dentro da área de marketing não é apenas gerar os leads. Você precisa estar atento ao perfil e ao momento certo dos leads para repassá-los ao setor comercial e assim, aumentar a propensão de vendas da sua empresa.

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