O que são Landing Pages e por que elas são importantes?

O que são Landing Pages e por que elas são importantes?

O que são Landing Pages e por que elas são importantes?

Você já ouviu falar em conversão? Poucas empresas entendem e apostam nisso, mas é através da conversão que você pode transformar seus potenciais clientes em consumidores de fato. E um dos caminhos para realizar essa conversão é utilizando o que chamamos de Landing Pages, ou, Páginas de Conversão.

No livro Landing Page Optimization, os autores Tim Ash, Maura Ginty, Rich Page, definem o termo como “a primeira página da web que seu visitante encontra em seu caminho para uma ação importante que você quer que ele realize em seu site”, em tradução livre.

Em resumo, a principal funcionalidade de uma Landing Page é “convencer” seu visitante a disponibilizar algumas informações, como nome e e-mail, em troca de algum material digital que pode ser um e-book ou uma consultoria.

Aqui na Seen, por exemplo, criamos Landing Pages para diversos conteúdos. Entre eles o do e-book de Marketing Digital, como você pode ver na imagem. O visitante clica e é enviado para uma página onde preencherá seus dados e poderá baixar o ebook gratuitamente.

O objetivo é transformar esses visitantes em leads, ou seja, em contatos que têm interesse no serviço que você está oferecendo e que podem, com o tempo, se tornarem consumidores dos seus produtos.

Por que Landing Pages são importantes?

Entre as principais métricas para projetos de Marketing Digital está a taxa de conversão que é calculada a partir da porcentagem de pessoas que realizou compras, preencheu formulários, enviou contatos de negócio ou realizou outros tipos de conversão no site da empresa.

É através da taxa de conversão que você será capaz de medir seus resultados e são páginas de conversão bem elaboradas que permitem que a taxa de conversão seja maior do que em um site normal, sem landing pages.

Em números, estamos falando de um aumento bem significativo. Segundo Henrique Carvalho, do Viver de Blog, uma Landing Page pode aumentar em até 47% as vendas de uma empresa. Além disso, elas ainda aumentam em até 80% as taxas de conversão em relação a uma página tradicional.

Como criar boas páginas de conversão

Para ver suas taxas de conversão crescerem a cada dia, você precisa de boas Landing Pages.

Não existem regras muito específicas para criar Landing Pages, mas existem caminhos a ser seguidos que funcionam melhor do que outros. Listamos aqui três deles:


Foco na oferta

A primeira dica é estar focado na oferta. Seja bem específico no que estiver oferecendo de forma que o seu visitante não fique com dúvidas do que vai acontecer quando clicar na página.

Destaque os principais benefícios da oferta e descreva cada um deles de forma simples e direta, ligando ao conteúdo que está sendo oferecido. Seja criativo para conquistar a atração do seu visitante, mas nada de enrolação.


Design e conteúdo sem excessos

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Isso significa que você só tem uma chance de encantar seu visitante uma primeira vez. Ou seja, você precisa dar uma atenção especial ao design da sua Landing Page.

Evite exageros, tanto na parte visual quanto no conteúdo. Seja econômico e foque apenas no que é necessário para que seu visitante entenda a oferta e seja atraído para preencher o formulário.


Formulário sem excessos

Seu desejo é captar informações dos seus visitantes, mas temos que admitir que isso não é tarefa fácil. Formulários muito longos ou com informações pessoas demais podem assustar quem está do outro lado da tela e fazer ele desistir do conteúdo.

Escolha com cuidado o que você quer saber do seu possível cliente e mantenha-se focado apenas no essencial.

Dependendo do seu negócio e do seu público, as páginas vão funcionar de forma diferente. Por isso é preciso estar sempre atento e de olho nos resultados para saber o que funciona ou não.

Se você acha que a sua empresa tem potencial para gerar resultados reais na internet, mas está com dificuldade de saber como, realize um Diagnóstico Digital de Inbound Marketing com a gente.

Um profissional especialista vai entrar em contato e analisar superficialmente a sua situação. A partir disso, vamos propor soluções e sugerir caminhos e um orçamento prévio do nosso serviço.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos