O que o vale do silício pode te ensinar sobre inovação

O que o vale do silício pode te ensinar sobre inovação

O que o vale do silício pode te ensinar sobre inovação

Quando pensamos em inovação e tecnologia, o primeiro lugar que vem em nossa cabeça é o Vale do Silício. Algumas das mais famosas empresas de tecnologia do mundo, como Apple, Google, Facebook e Netflix estão hospedadas ali. O Vale do Silício é o lar de muita pesquisa, experimentos e inovação e com certeza, essa área está em constante expansão. Por isso, temos que ficar atentos a tudo que surge por lá. 

Hoje vamos conversar com o arquiteto de performance da Netflix, Martin Spier que vai nos contar um pouco sobre a rotina no Vale do Silício. Martin é brasileiro, formado em Ciências da Computação pela PUCRS e atua em uma área extremamente específica, que não se ouve falar muito durante a faculdade.

Mas afinal, o que faz um arquiteto de performance? Como o próprio Martin falou, o trabalho de um arquiteto de performance é diretamente ligado com retenção e aquisição. As atividades colocadas em prática normalmente não são visíveis para o usuário, mas evita com que problemas aconteçam, o que melhora muito a retenção e a aquisição da empresa: “Tudo dá muito resultado, essa é a parte interessante. Talvez não sejam coisas visuais para o usuário, mas são coisas que são percebidas mesmo que inconscientemente”, explica ele.

Para Martin, o trabalho em uma grande empresa como a Netflix, que está localizada no Vale do Silício, faz com que ele tenha acesso a diversas tecnologias que estão surgindo: “Tudo que aparece em tecnologia, nós estamos pelo menos investigando e procurando entender. Se vai ser usado ou não, depende se faz sentido para gente”, comenta ele. 

E quando falamos sobre tecnologia no Vale do Silício, é preciso saber que tudo evolui muito rápido e não para nunca! Spier disse que é impossível prever quais são as próximas inovações que podem surgir para ajudar as empresas, mas a inteligência artificial está se destacando cada vez mais: “O que tem crescido bastante por aqui é a inteligência artificial, mas depende se ela tem utilidade para o seu negócio ou não. A utilização dela aqui na Netflix é diferente da utilização no Google ou no Facebook, por exemplo”. É importante ressaltar também que as inovações estão crescendo muito para resolver problemas específicos, como aparelhos para área da saúde, assistentes pessoais e carros elétricos, que podem até dirigir sozinhos. São coisas que tem a capacidade de mudar completamente a indústria como vemos hoje em dia

E claro que para se manter atualizado em um lugar como o Vale do Silício, é necessário muita inspiração. Para Martin, o que lhe mantém inspirado são novos desafios: “Os desafios que você encontra trabalhando em uma empresa do Vale do Silício não são triviais. Os problemas que você vai resolver aqui nunca foram resolvidos por ninguém antes. Isso talvez não seja o caso em empresas menores, que vão estar focadas em resolver outros tipos de problemas”, comenta ele. 

Se você ficou interessado nesse assunto, não pode perder a palestra do Martin no maior evento de Marketing e Negócios do Rio Grande do Sul. O Seen Experience teve sua data alterada para 12 e 13 de novembro de 2020, em razão do Coronavírus, mas os mais de 30 palestrantes continuam confirmados para trazer muito conhecimento para todos. Para mais informações, acesse exp2020.com.br.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos