Não corra atrás de clientes, faça eles virem até você!

Não corra atrás de clientes, faça eles virem até você!

Não corra atrás de clientes, faça eles virem até você!

A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles. [Martha Gabriel]

Pare e pense: que estratégias você usa para atrair clientes? As formas de se fazer isso são inúmeras, mas mesmo as mais tradicionais delas, podem ser pouco efetivas quando falamos em internet. Afinal, o público já não busca mais o famoso “mais do mesmo”.

Como então fazer com que esse público queira o que você tem a oferecer? Fazendo com que ele mesmo vá até você!

Um dos principais focos do Inbound Marketing, como já falamos por aqui, é justamente não roubar a atenção do consumidor através da propaganda, mas sim, conquistá-lo usando conteúdo interessante e que seja relevante para ele.

Na prática, funciona assim: você pensa nas necessidades dos seus potenciais clientes – suas personas –  cria conteúdos que possam atraí-los e quando eles estiverem navegando na internet e buscando por respostas para suas perguntas, vão encontrar o conteúdo que você produziu.

A partir desse primeiro contato, os visitantes passam a conhecer sua marca e, aos poucos, vão criando identidade com ela até se tornarem consumidores de fato.

E os caminhos para se fazer isso são muitos.  Quer conhecer alguns deles? Listamos abaixo as principais estratégias do Inbound Marketing que vão fazer seus clientes lhe encontraram rapidinho.

 

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Blog corporativo

Lembra quando os blogs eram a novidade do momento? Ok, agora eles não são tão novidade assim, mas podem ser uma ótima ferramenta na hora de atrair clientes.

Como já falamos aqui, uma pesquisa da Content Plus mostrou que 37% dos profissionais de marketing acreditam que o blog é o formato mais valioso em uma estratégia de marketing de conteúdo.

Isso acontece porque hoje, o blog é a maneira mais eficaz de se dialogar com o público alvo da sua empresa e dessa forma, fortalecer sua estratégia, consolidar sua marca e ampliar seu alcance no mercado.

Com ele, você será capaz de tirar dúvidas dos clientes, publicar artigos, falar sobre o mercado e as novidades na sua área de atuação. E fazendo isso, você estará mostrando aos seus clientes que é autoridade no que faz.

Seus clientes estão nas redes sociais. Isso quer dizer que, se você quer que eles vejam sua empresa, ela também deve estar lá.

É através das redes sociais que os clientes conhecem seus produtos e serviços. Além disso, elas são ótimos canais quando a ideia é criar vínculo com seus futuros clientes e estabelecer uma relação com eles.

Por isso, ter conteúdo adaptado para os formatos de cada rede, postar com regularidade, fazer um monitoramento inteligente e manter um relacionamento personalizado com seus seguidores pode ser uma ótima estratégia para atrair clientes engajados para o seu negócio.

Quer saber mais sobre planejamento de Mídias Sociais? Confira este artigo

Conteúdo rico

Conteúdo é a palavra-chave quando se fala em Inbound Marketing. E oferecer conteúdos ricos, bem elaborados e específicos para seus clientes é uma grande estratégia para atraí-los para o seu negócio.

E-books, infográficos, webinars… as possibilidades são infinitas. O objetivo é mostrar para seu cliente que você tem domínio naquilo e que é a melhor opção quando ele precisar de serviços.

Além disso, ao oferecer conteúdos mais elaborados, você pode pedir que a pessoa faça um cadastro e disponibilize algumas informações em troca do material, através de landing pages.

Dessa forma, você irá gerar leads e, a partir daí, poderá ir gerando cada vez mais interesse em seus contatos até que se tornem consumidores,

E-mail marketing

No Inbound Marketing o e-mail funciona como um canal de comunicação com os leads que você gerou através dos conteúdos que produziu.

Através do e-mail, você passa a se comunicar constantemente com seus clientes e potenciais clientes. Dessa forma, será capaz de compartilhar com eles conteúdos exclusivos, promoções, além de ir aos poucos conhecendo eles melhor e permitindo, claro, que eles lhe conheçam.

Otimização

Você já deve ter ouvido falar em SEO, certo? Mas em resumo, SEO é a abreviação para o termo Search Engine Optimization, em português, Otimização de Mecanismos de Pesquisa que nada mais é do que um conjunto de técnicas que são utilizadas com o intuito de melhorar o posicionamento de websites nas páginas de resultados orgânicos do Google.

Antes, o posicionamento dos links nas páginas de resultados era feito por ordem alfabética. Hoje, a organização passou a ser realizada pela relevância das páginas em relação às palavras pelas quais um usuário está procurando.

Ou seja, quanto mais seu site for relevante para os usuários que o acessam, melhor posicionado ele estará nos resultados do Google.

Isso tudo significa que se você otimizar seu site, ele vai ser mais facilmente encontrado por quem está buscando algo na internet e maiores as chances de um dia ele se tornar um consumidor.

 

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