Marketing digital para vinícolas

Marketing digital para vinícolas

Marketing digital para vinícolas

No atual mundo dos negócios, onde a rivalidade entre os concorrente é acirrada, o poder de barganha dos consumidores e fornecedores aumenta dia após dia, empresas precisam criar maneiras de se diferenciar para manter-se no mercado. Vários ramos de negócios já estão apostando no mercado online como uma forma de vantagem competitiva e uma delas é as vinícolas. Mas, de nada adianta montar um negócio online de última geração se os visitantes não os encontrarem, é a mesma coisa que construir uma loja, numa localização onde o consumidor não a visita.

Nesse contexto, entra o marketing digital, que segundo Conrado Adolpho “é uma nova maneira de fazer negócios, procurar informações, aumentar faturamento e lucratividade da sua empresa utilizando a internet”. Cláudio Torres complementa dizendo que as empresa devem “utilizar a internet como uma ferramenta de marketing, envolvendo comunicação, publicidade, propaganda e todo o arsenal de estratégias e conceitos já conhecidos na teoria do marketing”. Dessa forma, marketing digital nada mais é que criar estratégias online para reduzir custos operacionais, fidelizar clientes e alavancar vendas de produtos, seja no meio online ou offline.

Nesse sentido as vinícolas devem enxergar a internet como uma ferramenta de negócios e não como um simples site com a apresentação da empresa e seus principais vinhos. Não é só isso que o consumidor espera do site de uma vinícola. O consumidor quer mais! Quer interagir, colaborar, participar, dar dicas e opiniões sobre vinhos, participar da criação e desenvolvimento dos rótulos, etc… O consumidor mudou, evoluiu, está mais exigente e informado, e as empresas devem estar preparadas para falar a mesma linguagem desse consumidor.

As vinícolas devem compreender que o consumidor procura informações sobrevinhos na internet, para depois escolher onde comprar, seja em um e-commerce, supermercado ou restaurante. Podemos observar esse hábito no gráfico abaixo, extraído da ferramenta Google Trends, que nos mostra o interesse dos usuários pela palavra-chave “vinhos” desde o ano de 2004

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos