Mantenha viva a missão do seu time

Mantenha viva a missão do seu time

Mantenha viva a missão do seu time

Um grupo de pessoas com objetivos em comum é o que caracteriza uma verdadeira organização.

Uma empresa deveria ser como um time buscando a conquista de um título. Enfim, parece simples, mas na realidade poucas empresas conseguem existir realmente como uma organização.

Você sabe qual é o objetivo da empresa que você trabalha? Onde ela quer chegar no futuro? Como ela vai chegar lá? E pior, será que a empresa que você trabalha sabe qual é o seu objetivo pessoal? Onde você quer chegar no futuro? Como você quer chegar lá?

O resultado econômico (lucro) e o salário no final do mês não me parece ser o melhor jeito de engajar uma equipe e uma empresa em prol desse objetivo em comum.

Você já deve ter ouvido ou lido sobre a importância de sua empresa ter uma missão, uma visão e definir seus valores. Pois bem, esses conceitos determinam a direção estratégica da organização; o posicionamento da comunicação; a base de inovação dos produtos e serviços; o engajamento do time; a fidelidade dos consumidores; e outras coisas mais…

A missão é basicamente a razão de ser do seu negócio, é o propósito da organização.

Você conhece a missão da Coca-Cola?

Refrescar o mundo: em corpo, mente e espírito.

Inspirar momentos de otimismo: por meio de nossas marcas e ações.

Criar valor e fazer a diferença: onde estivermos e em tudo o que fizermos.

Perceba como estão presentes esses elementos nas peças de comunicação da marca:

E o Google, qual a missão deles?

“A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.”

Perceba, tornar as informações do mundo acessíveis vai além de oferecer um buscador na internet. Não é a toa que o Google vem oferecendo ao mercado outras soluções de produtos com essa mesma intenção: O Google Glass e o Google Wallet são exemplos:

A visão é a situação em que a empresa deseja chegar num determinado período de tempo. A visão de futuro precisa de metas para se tornar concreta. Ela é basicamente um conjunto de objetivos a se conquistar.

Você conhece a Visão do Burger King no Brasil?

“Ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas e forte presença nacional.”

E a Microsoft, qual a visão deles?

“Disponibilizar às pessoas softwares de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”

Já os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos funcionários e nas relações da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.

Acho legal apresentar os valores da nossa empresa, a Seen Digital Intelligence, confira só:

1 – Somos coletivos. Não toleramos individualismo e preconceito.

2 – Entendemos inteligência como a diversidade de talentos.

3 – Estimulamos a aprendizagem e o conhecimento.

4 – O diálogo é a base da inovação.

5 – Estamos abertos ao mundo externo para a reinvenção.

6 – Somos inquietos e provocamos a inquietação.

7 – Queremos um mundo melhor para os nossos filhos.

8 – Compartilhamos sonhos e celebramos conquistas.

9 – Melhoramos a vida de pessoas e marcas.

10 – Temos o compromisso de surpreender.

11 – Na dificuldade enxergamos oportunidades.

12 – Preferimos descomplicar as coisas.

13 – Somos irreverentes no jeito de ser e de fazer.

14 – Fazemos com brilho nos olhos.

15 – Fazemos com um sorriso no rosto.

Muitas vezes o problema da empresa está na falta de foco, na incomunicação de um time que não briga junto pelo mesmo objetivo. Talvez uma boa dica para resolver esse problema é retomar o quadrinho empoirado na parede, reunir a equipe e começar a repensar com a equipe: Por que estamos aqui? Aonde queremos chegar? Como será a nossa atitude?

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos