Gestão eficiente para área da Saúde

Gestão eficiente para área da Saúde

Gestão eficiente para área da Saúde


Nos últimos anos, a gestão das empresas passaram por um processo profundo de mudanças, graças à tecnologia, principalmente com a criação dos softwares de gestão.

Os softwares de gestão ajudam as empresas na organização do seu dia a dia. Isso porque, todos os dados e informações relevantes da companhia podem ser armazenados em um único lugar.

Isso ajuda o gestor ou dono de uma clínica ou consultório a ter mais tempo para focar em novas estratégias para atrair clientes e melhorar os processos operacionais.

E esse software é ainda mais importante em consultórios odontológicos, pois 43% dos dentistas trabalham sozinhos, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia.

Nesse texto você vai saber principais motivos para os dentistas adotarem uma gestão empresarial.

 

Motivos para a sua clínica adotar uma gestão eficiente

Mesmo com a força da tecnologia na gestão das empresas em geral, muitos ainda têm dificuldades na administração das empresas.

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, 25% das empresas faliram por falta de gestão, ou dificuldades em administrar o seu negócio.

E esse problema é ainda maior nos consultórios odontológicos, pois muitos trabalham sem nenhum funcionário, dificultando a conciliação dos serviços de dentista e a gestão do negócio.

Isso porque, o profissional de odontologia é responsável por cuidar dos serviços de dentista, da sala de espera, do escritório e na decoração do consultório.

Adotar o modelo de gestão tecnológica e o uso de um software odontológico é fundamental, pois ela consegue te ajudar no controle do fluxo de caixa, recursos humanos e na tomada de decisão.

Existem diversos softwares responsáveis por fazer o gerenciamento de clínicas odontológicas, entre os mais conhecidos estão:

 

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM é um tipo de software responsável pela captação e armazenamento dos dados e informações dos clientes no mesmo local.

Com o armazenamento CRM dos dados dos clientes, fica mais fácil a equipe ter informações detalhadas dos clientes, sabendo dos seus tratamentos, e como criar novas maneiras para fidelizar os pacientes no pós venda.

Para comprovar a sua eficiência, uma pesquisa da Hubspot que entrevistou centenas de gestores de vendas e confirmou que 75% deles usam o CRM para gerenciar e aumentar as conversões.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Assim como o CRM, o ERP é uma ferramenta responsável por fazer a gestão integrada de uma empresa. Mas, ela faz a administração de todas as informações do negócio, desde o seu estoque e fiscal, até os processos operacionais.

Empresas que utilizam o ERP como ferramenta de gestão empresarial crescem até 35% mais rápido, segundo pesquisa da IDG Research Services.

Com o ERP a sua clínica odontológica será mais precisa em coletar dados e ter total proteção no armazenamento dos dados, aumentando a eficácia da tomada de decisão. 

Além disso, essa ferramenta pode ajudar no estoque do consultório em relação a remédios e equipamentos, saber o que precisa ser comprado na clínica.

BI (Business Intelligence)

O Business Intelligence é um dos principais braços da tecnologia 4.0. Pois ela se trata de uma ferramenta capaz de coletar, armazenar e analisar uma quantidade gigante de dados.

Com o uso desse software o dentista vai ter acesso a dados e informações de alta relevância, identificando possíveis erros e também sugerem algumas soluções para a resolução dos problemas.

Usando o Business Intelligence, o dono da clínica dentária poderá ter maior qualidade nas tomadas de decisão, desde a compra de equipamentos, como um aparelho dental, até as datas de consultas e o tipo de paciente, sendo ele avulso, ou de plano odontológico.

 

Adote um modelo de gestão na sua clínica

Atualmente, devido às diversas opções no mercado, é necessário que os profissionais e empresas consigam se sobressair perante as demais.  

E na área odontológica isso não seria diferente, afinal, uma clínica odontológica também se trata de uma empresa. 

E, justamente por se tratar de um empreendimento, é necessário que a gestão do seu negócio seja bem feita, pois ela vai te ajudar nas tomadas de decisão.

Direcionados para ajudar na administração de consultórios e dentistas que trabalham sozinhos, os softwares de gestão ajudam a centralizar todas as informações dos clientes, agendamentos, tipo de paciente (avulso ou de convênio odontológico), tratamentos dentários e o fluxo de caixa no mesmo local.

Com o uso dessas ferramentas, o dentista gastará menos tempo com a burocracia administrativa do consultório e dará mais foco aos seus serviços de dentista.

Dessa forma, além da gestão da clínica, o dentista terá um serviço de mais qualidade e será um destaque no mercado.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal

 

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos