Facebook Ads ou Google Adwords: qual escolher?

Facebook Ads ou Google Adwords: qual escolher?

Facebook Ads ou Google Adwords: qual escolher?

Muitas empresas aterrissam no mundo da internet sem saber exatamente onde devem investir. Como tudo na vida, esta decisão depende de uma série de fatores, que vamos tentar explicar neste post.

Quando se trata de “anunciar na internet”, existem duas plataformas que são amplamente utilizadas: o Google AdWords e o Facebook Ads.

O Google Adwords é o sistema de publicidade do Google e com ele você pode divulgar todos os tipos de anúncio a partir de duas redes: a rede de pesquisa e a rede de display.

Na primeira, são utilizados apenas anúncios no formato de texto, que serão exibidos apenas nas páginas de resultados do Google.

Já na rede de display, você pode veicular anúncios em texto, anúncios gráficos e em vídeo através da rede de sites que participam do programa de afiliação do Google.


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Com o Facebook Ads, você poderá divulgar seus anúncios a partir de três formatos, que podem conter imagens ou vídeos, título, texto e calls to action. Eles podem ser utilizados para promover sites, fan pages, eventos, dentre outros.

Para entender melhor o funcionamento das duas plataformas, vamos analisar diferentes aspectos e ver quais são suas vantagens e desvantagens.

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Alcance

Alcance significa a quantidade de pessoas que irão ver o seu anúncio. Neste quesito, o Google AdWords leva uma grande vantagem. Isso porque o serviço atinge cerca de 90% de todos os usuários da internet ao redor do mundo, contra os “míseros” 51% do Facebook Ads.

O motor de busca do Google tem aproximadamente 2.6 bilhões de usuários e 180 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente.

Segmentação

Nesse caso, quem leva a vantagem é o Facebook Ads, permitindo a segmentação por dados demográficos, localização, comportamento, interesses e até mesmo por classes sociais.

O Google AdWords, apesar de ter menos opções, também dispõe de boas alternativas de segmentação, como dados demográficos, localização, língua, dispositivos e claro, palavras-chave. As opções de segmentação variam entre a rede de display e a rede de pesquisa.

 

Saiba mais sobre o Google AdWords

 

Ambas as ferramentas oferecem muitas outras opções de segmentação além das citadas, mas o Facebook Ads se destaca por te deixar escolher públicos extremamente específicos.

Formatos de Anúncios

Através do Facebook Ads é possível criar anúncios com imagens ou vídeos, nos formatos de banner, carrossel e canvas. Eles são exibidos no feed de notícias (tanto em desktops quanto em mobile), na coluna da direita do Facebook e também no Instagram.

O Facebook Ads oferece opções de anúncios para quem quer gerar tráfego e conversões para um site, promover posts e eventos, gerar curtidas em uma página ou até promover a instalação de um aplicativo.
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Com o Google AdWords, você pode criar anúncios de texto com imagens ou vídeos. Eles podem ser exibidos nos resultados de pesquisas do Google, no YouTube ou em sites da rede de display do Google.

Eles podem ser utilizados para atrair tráfego e conversões para um site, promover instalação de aplicativos, gerar mais ligações para uma empresa, dentre outros.

Então, qual é a melhor plataforma?

Não há uma fórmula certa para escolher entre as duas. É necessário que você saiba qual é o objetivo da sua marca e conheça o seu público-alvo.

Se seu foco é em vendas, talvez a melhor opção para seu negócio seja o Google AdWords. Ele atinge mais pessoas no momento em que estão pesquisando sobre o seu produto, o que as torna mais propensas a efetuar a compra.

Mas, se seu objetivo é construir uma marca forte e consolidada, criar relacionamentos e fidelizar clientes, sua melhor opção é o Facebook Ads. Aqui o retorno sobre o investimento é difícil de calcular, mas redes sociais são ótimas ferramentas a longo prazo.

Porém, você não precisa escolher entre uma ou outra, o ideal mesmo é que as duas plataformas sejam utilizadas em conjunto, já que se complementam.

O AdWords pode ser muito bom para captar consumidores já existentes, enquanto o Facebook Ads serve para atrair mais consumidores para seu produto.


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