Entenda a diferença entre métricas e kpis dos projetos de Marketing Digital

Entenda a diferença entre métricas e kpis dos projetos de Marketing Digital

Entenda a diferença entre métricas e kpis dos projetos de Marketing Digital

SERVIÇOS

Reconhecer problemas, definir objetivos, métricas e parâmetros são passos fundamentais para qualquer tipo de planejamento digital. Mas escolher as variáveis de análise pode ser um desafio considerando a infinidade de possibilidades que o Google Analitycs o Facebook e outras plataformas oferecem. Como saber observar a performance de um projeto de comunicação e marketing digital? A resposta é: depende dos objetivos da empresa, das métricas disponíveis e da definição dos KPI´s com o cliente. Entenda a diferença dos conceitos e como estruturar o projeto da sua campanha nesta publicação.

O que são KPI´s?

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho. Ou seja, são os principais indicadores a serem considerados e acompanhados em um projeto. Aqueles definidos no planejamento que melhor traduzem os resultados almejados pela empresa no seu projeto de comunicação.

Qual a diferença entre métricas e KPI´s?

A métrica é um número que reflete determinada ação ou comportamento do site. São números que não estão, necessariamente, associados aos objetivos do negócio. Eles fornecem dados mais genéricos. Visitas, Visitantes Únicos, Taxa de rejeição, Duração média da visita, são alguns exemplos de métricas.
Conheça diferentes tipos de métricas que podem ser utilizados em marketing digital neste outro post.
Já o KPI é um indicador vinculado ao desempenho do projeto. Os KPI’s têm foco na estratégia e objetivos da empresa. Eles refletem mais do que o comportamento do site, refletem o desempenho de um projeto de comunicação e marketing digital.

Em resumo, o KPI, seria um indicador-chave projetado no planejamento. Particularmente, gosto de entender o KPI como a soma das métricas e os objetivos.

Por isso, é importante que fique claro essas diferenças:

Como essa relação se dá na prática?

Entendido o conceito, vamos observar alguns exemplos práticos de planejamentos já realizados aqui na Seen:

Por que isso é importante?

Um projeto de comunicação e marketing digital não pode nascer sem um propósito chave. Sem que haja uma clareza sobre os objetivos da empresa na internet fica muito difícil de mostrar que o trabalho da agência está, realmente, gerando resultados.

Para isso, transpareça os objetivos, reconheça as métricas e foque nos KPI´s do projeto. A partir disso, trabalhe de forma eficiente.
Baixe o e-book gratuito e saiba como mensurar seus esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias.
Definir esses marcos ajudarão a acompanhar o sucesso do seu projeto, evitando quantidades desnecessárias de relatórios e dados que não vão levá-lo a lugar algum. Ao mesmo tempo, eles fornecem informações que facilitam a compreensão do andamento dos planos, gerarão segurança para o cliente e provarão que o seu trabalho tem realmente valor.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos