Entenda como funciona o funil de Inbound Marketing

Entenda como funciona o funil de Inbound Marketing

Entenda como funciona o funil de Inbound Marketing

Já deve estar na ponta da língua quem é a persona (ou público-alvo) do seu produto. Conhecer isso já é um bom começo para competir no mercado. Mas, para uma estratégia efetiva de marketing digital, não é o suficiente.

Por exemplo, você sabe em qual fase do funil de vendas cada indivíduo do seu público-alvo se encontra?

Conhecer e implementar o funil serve exatamente para mapear isso. Trata-se de um modelo de caracterização da jornada que um indivíduo percorre até a compra.

A importância de implementar essa técnica é que ela oferece ao gestor de marketing a possibilidade de desenvolver estratégias específicas e direcionadas para cada estágio. Esse é um dos passos fundamentais para evoluir do modelo tradicional de marketing para o Inbound.

 

Conheça a diferença entre o marketing tradicional para o Inbound Marketing.

Os elementos do funil

O funil de vendas é divido em três partes: topo, meio e fundo, e cada parte representa diferentes estágios dos indivíduos:

1.Aprendizado e descoberta: Aqui as pessoas ainda que não conhecem os produtos, não sabem como a empresa pode resolver as suas necessidades. Pela primeira vez a marca chamou a sua atenção e estão tendo os primeiros contatos com a marca.

2.Reconhecimento do problema: São os indivíduos que já conhecem a marca e os seus produtos e já sabem como a empresa pode ajudar. Se interessam em saber mais sobre o assunto. Possuem mais confiança sobre a empresa. Estão dispostos a deixar os seus dados em troca de mais informação e assim, tornam-se Leads.

3.Consideração da solução: Aqui os indivíduos já consideram a possibilidade de compra futura. Ao mesmo tempo, já criaram uma relação de confiança com a empresa. Estão dispostos a receber mais informações comerciais sobre a marca e os seus diferencias no mercado.

4.Decisão de compra: Nessa etapa, os indivíduos possuem forte intenção de compra. Sabem que precisam comprar o produto e estão decidindo as alternativas disponíveis de produtos. Aguardam algum tipo de incentivo extra, algo para tomarem a decisão de vez.

Topo do funil

As pessoas ainda não estão interessadas em comprar e, na verdade, nem sabem direito quem é a sua empresa ou o produto. Obviamente aqui a comunicação não pode ser agressiva ou invasiva.

Precisamos, aos poucos, conquistar as pessoas através de um conteúdo envolvente e interessante. O objetivo é captar a atenção do maior número de pessoas possível.

Quanto mais pessoas conseguirmos atingir com esse conteúdo, mais gente pode atingir as fases subsequentes. Oferecer esse conteúdo de qualidade sem apelo comercial é importante para conquistar a confiança das pessoas e se tornar referência em seu mercado.

Ter um blog e redes sociais com publicações frequentes e de qualidade, planejar o SEO da marca na internet e fazer publicidade digital (Adwords e Facebook Ads) são alguns caminhos para atingir essa fase do processo.

Comparamos o Google Adwords e o Facebook Ads para ajudar você a escolher a melhor opção. Descubra aqui.

Meio do funil

No meio de funil a pessoa já conhece a marca, sabe que possui um problema a ser resolvido e está no processo de descobrir qual é a melhor solução. Aqui o marketing deve explorar conteúdos com o objetivo de mostrar as soluções existentes.

Uma pessoa no meio do funil está mais avançada no processo de intenção de compra, por isso outra prioridade para esse estágio é conseguir transformá-la em um lead.

Quer descobrir o que são Leads? Confira nesse artigo.

A conversão dos interessados em Leads é feita através do uso de formulários (landing pages), que resgatam dados sobre cada pessoa que compõe o público-alvo. Obviamente, esse visitante precisa de um incentivo para preencher um formulário, que pode ser um material rico (e-book, templates, ferramentas etc) ou até mesmo algum serviço como uma consultoria gratuita da empresa.

A partir do reconhecimento das características e necessidades do lead é possível estabelecer uma conversa mais focada para cada potencial cliente. Aí tudo fica mais fácil. Todos sabemos que com uma comunicação mais direcionada, o público-alvo fica mais interessado e disponível para negociar.

Fundo do funil

No fundo de funil o lead já apresenta um forte interesse de compra. É a hora de mostrar que, não só a solução que você apresenta é a ideal, mas também que sua empresa é quem deve ser contratada.

Aqui sim é a hora de trabalhar com aqueles conteúdos promocionais, que falam sobre as vantagens da empresa, serviço e/ou produto.

Oferecer ao lead, uma demonstração do produto, cupom de desconto, oportunidade de falar com um vendedor, etc são estratégias dessa etapa. Webinars para explicar como seu produto funciona e até eventos exclusivos também podem ser ótimas soluções.

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