Conheça as ferramentas digitais que facilitam a vida do eleitor

Conheça as ferramentas digitais que facilitam a vida do eleitor

Conheça as ferramentas digitais que facilitam a vida do eleitor

A eleição mais conectada do Brasil, tem como auxilio as novas ferramentas digitais. Com o objetivo de levantar dados oficiais, estatísticas e promessas dos candidatos, essas ferramentas ajudam a vida e o voto do eleitor.

Vota x Veto

Um dos aplicativos mais comentados é o Voto x Veto. O motivo é simples, ele parece com o Tinder, as propostas são apresentadas, e você responde se concorda (voto) ou discorda (veto), depois de ter escolhido a sua resposta, aparece o nome do candidato autor do da proposta.

No aplicativo também aparece um ranking de políticos e propostas mais populares através das respostas dos eleitores.

Criado por um estudante do ITA (Instituto de Aeronáutica), Walter Cesar Nogueira da Silva Júnior, ele desenvolveu o aplicativo de uso fácil, divertido e gratuito. A ferramenta está disponível para iOS e Android.

Ficha Suja

O aplicativo disponível apenas para iPhone ajuda o eleitor a reconhecer os políticos brasileiros que enfrentam processos na justiça. Com uma grande lista de nomes, cargos e partidos, o usuário consegue visualizar o candidato ‘ficha suja’ através de um ícone vermelho.

O aplicativo funciona como uma fonte de pesquisa para os eleitores de diferentes regiões do Brasil.

Acordei

O aplicativo Acordei, nasceu da proposta de mostrar ao eleitor biografias, propostas e candidatos de todos os Estados. Mostrando verbas de campanhas, bens declarados e processos no Tribunal de Contas.

O aplicativo também oferece uma opção de busca de Senadores, Deputados e Governadores.

Monitor de Eleições

O site é atualizado semanalmente e mostra a presença de candidatos à Presidência no Facebook e Twitter. Os gráficos comparam o número de curtidas nas páginas, pessoas falando sobre o candidato, likes, compartilhamentos e cometários.
O projeto foi criado por professores e alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e Design Digital e Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Newsletter Incancelável

O objetivo do site é fazer com que o eleitor acompanhe seus candidatos antes, durante e depois das eleições. O usuário indica o nome do candidato em que deseja votar e recebe uma newsletter mensal com as notícias mais relevantes sobre eles. Um pequeno detalhe: POR QUATRO ANOS!

Antes de acabar as eleições é possível alterar essa lista, mas depois só lá em 2018. A ideia é que o eleitor acompanhe o seu candidato durante os mandatos, e consiga ter uma participação efetiva na política, através do monitoramento.

Transparência

O aplicativo disponível apenas para iPhone, apresenta o histórico políticos dos candidatos, além dos seus vices e suplentes. Todos os dados disponíveis são do Conselho Nacional de Justiça. O aplicativo oferece informações de dados pessoais, situação da candidatura, limite de gastos com a campanha, receitas, despesas e muito mais.

Vota na Web

A ideia da ferramenta é traduzir os projetos de lei em tramitação no Congresso para que os usuários possam entender e votar contra ou a favor. Ele simplifica e promove o debate, além de comunicar os parlamentares que retornam aos usuários. Só em 2014 foram mais de 140 mil usuários cadastrados.

Truco!

A ferramenta criada pela agência independente ‘Publica’ de jornalismo, checa dados e promessas feitas pelos candidatos à Presidência durante o horário eleitoral gratuito.

Depois da verificação, o projeto ‘Truco!’ dá as cartas: “Não é bem assim, Blefe”, “Tá certo, mas pera aí”, “Zap” (questionamento) e “Truco”.

O termo “Pedir o Truco”, é um desafio público às campanhas para que expliquem promessas ou dados insustentáveis. O carimbo “Que medo” é quando algumas propostas são consideradas perigosas à democracia e aos direitos humanos. E ainda fazem uma matéria explicando o por quê.

A internet é um poderoso instrumento para exercer nossa cidadania, tire proveito disso. Conheça e monitore os seus candidatos!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos