Como utilizar o TikTok para sua estratégia de marketing

Como utilizar o TikTok para sua estratégia de marketing

Como utilizar o TikTok para sua estratégia de marketing

Um dos aplicativos que mais conquistaram usuários durante o período da quarentena foi o Tiktok. Com mais de 2 bilhões de pessoas cadastradas ao redor do mundo, a rede social tem vídeos para todos os gostos: desde vídeos de humor e receitas, até vídeos sobre beleza e vida fitness. O seu formato permite que o conteúdo seja mais dinâmico, pois os vídeos publicados variam de 15 a 60 segundos de duração e podem ser editados rapidamente no aplicativo, antes da publicação.

O crescimento acelerado do TikTok tem sido fomentado por diversas estratégias da empresa. Muitas pessoas se renderam ao aplicativo para seguir pessoas consideradas influentes nas redes sociais, como cantores, youtubers e atores que utilizam o aplicativo, participando de desafios e mostrando um pouco de suas vidas privadas. Além disso, a companhia desenvolveu aqui no Brasil o “TikBônus”, um programa de recompensas financeiras a partir de indicações para novas pessoas baixarem o aplicativo e elas continuam sendo recompensadas pelo tempo que utilizam a plataforma.

Este rápido crescimento e popularidade do aplicativo tem chamado muito a atenção de influenciadores e marcas, que estão oferecendo produtos e conteúdos exclusivos no TikTok. 

No Brasil, além das personalidades, marcas como Amaro, Desinchá e Americanas têm perfis na plataforma, onde criam conteúdos exclusivos e que tem muito engajamento com um público que talvez antes não acompanhasse a marca nas outras redes sociais.

Com milhões de pessoas ativas diariamente, a rede social do momento pode ser a nova estratégia para você vender seus produtos e serviços. Confira algumas de nossas dicas para você usar o TikTok em sua estratégia de marketing digital:

1) Utilize a edição de vídeos do aplicativo a seu favor: uma das principais características do TikTok é o feed de conteúdo. Na página principal, ao invés de você ver primeiro publicações de quem você segue, o aplicativo, a partir da inteligência artificial, recomenda vídeos que acha que você vai gostar, baseado nos conteúdo que você curte. Algo que poucos sabem é que o algoritmo do TikTok consegue identificar as publicações que possam se tornar virais, por isso perfis que não tem muitos seguidores conseguem muitas visualizações e curtidas em pouco tempo. Para isso, uma boa edição é necessária!

2) Produza conteúdos que conversem com o público presente na plataforma: não é recomendado que você utilize o mesmo vídeo do Youtube ou do Instagram no TikTok. O conteúdo provavelmente vai passar despercebido pelos usuários da plataforma e talvez nem seja distribuído para muitas pessoas. O principal tipo de conteúdo neste momento são challenges, paródias e vídeos curtos com as músicas do momento.

3) Ampla distribuição do conteúdo: além do algoritmo do TikTok trabalhar a favor de quem produz vídeos com potencial para se tornar virais, a plataforma também permite que o conteúdo seja distribuído de outras formas. Na lateral de cada post, tem a opção de compartilhamento via whatsapp e as pessoas também podem salvar o vídeo em seus próprios telefones, para enviarem para seus amigos por qualquer meio.

Falamos sobre várias características do aplicativo, mas a principal dica para qualquer um que deseja começar a produzir conteúdo para o TikTok é: solte a criatividade. Quanto mais informação você puder passar de uma forma não direta e divertida, pode ajudar a sua marca a crescer e ganhar cada vez mais fãs.

Matéria escrita pela seener Gillian Krein.

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