Como se prevenir do Coronavírus

Como se prevenir do Coronavírus

Como se prevenir do Coronavírus

A saúde pública é um assunto muito importante e que deve ser tratado como prioridade por todos. Nos últimos dias, todos nós ouvimos falar sobre o Coronavírus, a pandemia que está deixando a população mais alerta a diversos tipos de prevenção.

Nós, do Seen Experience, estamos cientes da situação que o país está enfrentando e estamos atentos a todas as novas informações que estamos recebendo. Até o momento, nós vamos manter a quarta edição do Seen Experience nos dias 22 e 23 de maio de 2020. Porém, esta não é uma decisão definitiva. Vamos ficar atentos a todas as atualizações sobre os casos e as recomendações da OMS. Caso o evento seja cancelado, vamos comunicar a todos em nossas redes sociais oficiais.

Para passar por esta situação com mais segurança e pensando na saúde de todos, conversamos com especialistas para termos informações corretas sobre como podemos nos prevenir diante da atual situação. Confira abaixo as principais dúvidas que foram respondidas:

 

1) Quais são as melhores maneiras de se prevenir do Coronavírus?

Segundo a OMS, as melhores formas de se prevenir do novo Coronavírus é:

Lavar as mãos regularmente: o ideal é lavar com água corrente e sabão, esfregando durante 20 segundos. É importante também finalizar a higiene das mãos com álcool gel, para eliminar qualquer vírus que podem ter ficado;

Cuidar ao tossir ou espirrar: o vírus pode ser espalhado por esse meio. A recomendação é de cobrir a boca e o nariz com lenços descartáveis ao tossir ou espirrar;

Manter distância das pessoas: a distância recomendada é de um metro entre cada pessoa;

Mantenha o ambiente bem ventilado;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copo, por exemplo.

 

2) Qual a melhor dica para quem tem que ir a lugares públicos, como mercados, farmácias ou restaurantes, por exemplo?

A recomendação para todos neste momento é ficar em casa. Porém, se você precisa muito sair, recomenda-se que façam isso rapidamente, respeitando a distância mínima proposta pela OMS e que ao chegar em casa, seja feita a higiene das mãos e também dos produtos comprados.

 

3) Que cuidados devo tomar no convívio diário com as pessoas, como colegas de trabalho, familiares, amigos…

Segundo a OMS, a recomendação é que todas as pessoas permaneçam em quarentena em suas casas, com as pessoas de seu convívio. Caso seja necessário sair, manter a distância de um metro que é recomendada.

 

4) É verdade que remédios para gripe e Ibuprofeno deixam o Coronavírus mais forte?

Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, o medicamento Ibuprofeno não deve ser utilizado em pacientes com suspeito de Coronavírus, pois este remédio pode facilitar a entrada do vírus em nosso organismo. No momento, não há nenhum estudo que tenha uma conclusão definitiva sobre o melhor remédio para combater os sintomas da covid-19.

 

5) Qual é o momento de buscar um médico ou ir no hospital?

Se você tem um médico de sua confiança, entre em contato com ele para obter uma recomendação adequada. Caso você não tenha nenhum médico de confiança, entre em contato com o Disque Saúde, pelo telefone 136, para receber uma orientação adequada para o seu caso. O recomendado é que apenas pessoas com sintomas intensos de doenças respiratórias procurem atendimento médico no hospital.

 

6) Todas as pessoas precisam utilizar máscaras e luvas neste período de pandemia?

Não. Segundo a OMS, o uso de máscara é uma recomendação  para pessoas que estão com sintomas (febre ou tosse), para evitar que o vírus se espalhe e para quem está em contato direto com estas pessoas.

 

Lembre-se que a prevenção é muito importante e necessária e todas as medidas citadas neste texto foram confirmadas por profissionais da saúde. Caso você apresente algum sintoma, ligue para o telefone 156 para receber maiores informações. Vamos juntos acabar com a transmissão deste vírus!

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos