Como a inteligência artificial pode auxiliar o seu negócio

Como a inteligência artificial pode auxiliar o seu negócio

Como a inteligência artificial pode auxiliar o seu negócio

Você certamente já ouviu falar em chatbots, mas já imaginou utilizá-los para otimizar o seu negócio? Saiba como a inteligência artificial pode ser sua mais nova aliada.

Se a única coisa que vem a sua cabeça quando ouve falar sobre inteligência artificial são as cenas de “O Exterminador do Futuro” você precisa se atualizar. É que o conceito ultrapassou as barreiras da ficção e hoje é uma ferramenta fundamental para grandes e pequenas empresas que querem se destacar no mercado.

Criada ainda nos anos 1940, a inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que tem como objetivo criar dispositivos capazes de simular a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

Desde seu início até hoje, muito se avançou nos estudos na área e hoje é praticamente impossível imaginar o mundo sem tecnologia. E a inteligência artificial é considerada uma das inovações mais promissoras.

Uma pesquisa feita em parceria entre a Thomson Reuters e a Live University, mostra que 77% dos profissionais avaliam que em três anos não será possível que uma empresa se mantenha competitiva sem acompanhar as inovações tecnológicas.

E exemplos de aplicações dessa tecnologia não faltam. Recentemente, o Google anunciou uma nova versão do Google Ads, pensada para pequenos e médios empreendedores. A ideia é simplificar o serviço utilizando a inteligência artificial para direcionar os anúncios e poupar o tempo que seria gasto com isso.

 

 

Para sua empresa não ficar para trás, você não pode perder a palestra com o William Franco, Gerente de Engenharia da Natura, no Seen Experience 2019. Ele vai falar sobre Indústria 4.0 e Transformação Digital e como a Natura utiliza Inteligência artificial para otimizar seus processos.

 

 

Outra ferramenta já muito utilizada são os chatbots. Eles nada mais são do que softwares que trabalham e gerenciam as trocas de mensagens. Em vez de contratar alguém para fazer essa gerência, você pode instalar um chatbot em sites, apps e aplicativos como o Facebook Messenger, o Telegram e até mesmo o Whatsapp. A escolha vai depender do seu público-alvo e das necessidades da sua empresa.

Foto: Medium

 

A vantagem de deixar essa função nas “mãos” de um robô é que você consegue automatizar tarefas que são repetitivas e burocráticas, já que o computador consegue simular uma conversa tranquilamente. Um exemplo de chatbot bem fácil de entender é a Siri, assistente virtual da Apple.

Outro benefício desta ferramenta é oferecer aos seus clientes uma disponibilidade de 24 horas por dia, sete dias por semana, algo impossível para um ser humano.

Os bots também permitem a automatização de processos, que facilita a sua vida, e ainda abrem a possibilidade de você abrir múltiplos canais de atendimento. Por fim, essa pode ser uma nova forma de entrar em contato com o seu lead. 

Antes de investir na inteligência artificial, no entanto, é preciso ter claro qual é o seu objetivo. Assim, o segundo passo será escolher em qual canal o bot estará disponível de acordo com esse objetivo. Você pode utilizar bots para realizar vendas, tirar dúvidas, captar informações ou ainda identificar em que estágio do funil está seu lead. Depois é só listar os pré-requisitos que a ferramenta deverá ter.

É importante lembrar que os chatbots não devem substituir completamente o atendimento humano, já que existem algumas coisas que eles não conseguem resolver. Outro cuidado é o de atualizar o conteúdo constantemente.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos