Como estruturar uma equipe de vendas do zero

Como estruturar uma equipe de vendas do zero

Como estruturar uma equipe de vendas do zero

Quando se trata de elaborar uma equipe de vendas do zero, é normal o aparecimento de
tantas dúvidas:
Quantos vendedores devo contratar? Devo terceirizar as vendas? E quanto ao perfil dos
vendedores? Afinal, como posso estruturar uma equipe de vendas de maneira eficiente?
Ou seja, são muitas perguntas a responder para quem quer incluir uma operação comercial
em sua empresa. E se esse é o seu caso, saiba que essas dúvidas são mais comuns do
que imagina.

Afinal, a contratação de talentos que simpatizam com os princípios da empresa e que
tenham as habilidades e competências necessárias é um fator essencial, e por isso, deve
ser bem planejada.

Seja para vender produtos de decoração, eletrodomésticos, mangueira de incêndio, entre
qualquer produto e serviço, ter um processo de estruturação de uma equipe de vendas
pode fazer toda a diferença para que você tenha sucesso nos resultados.

Pensando nisso, nós elaboramos este post com algumas dicas incríveis para estruturar a
sua equipe de vendas do zero. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos
acompanhando neste post! Vamos lá?

Tenha um processo de vendas bem definido
Primeiro de tudo, antes mesmo de buscar profissionais qualificados para a área de vendas,
é essencial que você tenha elaborado um fluxo de vendas definido.
Isso, pois se cada vendedor trabalha de um jeito, como saber o que funciona ou não? Como
auxiliar os vendedores que estão com problemas e como capacitá-los a vender melhor?
Dessa forma, se você comercializa produtos como desumidificador de ar, entre outros,
pense elaborar um fluxo padronizado de vendas, desde a abordagem de um potencial
comprador, até as estratégias de pós-venda.

Não contrate tudo de uma vez
Se você pensa em estruturar uma equipe de vendas do zero, contrate inicialmente no
máximo duas pessoas.
Afinal, com poucos profissionais, você consegue ter mais flexibilidade para validar o seu
processo comercial.
Isso seria como um teste A/B. Neste caso, você estará testando diferentes estratégias com
cada um dos vendedores, e procurando maneiras de agilizar os processos e tornar as
atividades mais eficientes.
Lembre-se também de procurar profissionais que se identifiquem com os padrões da
empresa e que sejam capacitados para o cargo.

Especialize o time
Agora que você já possui uma equipe de vendas, é hora de cuidar da especialização. Isso
significa que é preciso dividir as funções.
Se sua empresa atua com a venda de moinho de milho, por exemplo, um dos vendedores
pode operar com o pré-venda e abordagens aos potenciais compradores, enquanto outro
cuida do relacionamento com os clientes no pós-venda.
Procure saber sobre os diferenciais de cada um dos vendedores para que eles sejam mais
produtivos em suas atividades.
Invista em treinamentos

A última dica – e uma das mais importantes – é apostar em treinamentos e capacitações.
Essa é uma das maneiras mais eficazes de fazer com que os seus profissionais tenham
mais precisão em suas operações.
Analise quais são os temas que os colaboradores possuem mais dificuldades e disponibilize
maneiras de capacitá-los. Assim, é possível ter uma equipe de vendas totalmente
qualificada!
Agora que você já sabe estruturar uma equipe de vendas do zero, o que está esperando
para começar o seu planejamento? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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