Alternativas para adaptar o seu negócio em meio a crise

Alternativas para adaptar o seu negócio em meio a crise

Alternativas para adaptar o seu negócio em meio a crise

Em meio a crise gerada pelo novo coronavírus, também conhecido como Covid-19, não é novidade que inúmeros setores foram impactados.

 

Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae, das 15 milhões de pequenas empresas existentes no país, que por sua vez correspondem a 30% do Produto Interno Bruto Nacional (PIB), cerca de 89% já observaram uma queda de faturamento.

 

E conforme se estende às orientações repassadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) junto ao Ministério da Saúde, os empreendedores buscam cada vez mais por alternativas para se adaptar em meio a crise.

 

Enquanto algumas empresas optaram por adotar o modelo de negócios home office, outras organizações que necessitam de mão-de-obra, como no caso de indústrias de redes de proteção, tiveram que suspender suas atividades, reduzirem a sua jornada e até mesmo revezar colaboradores.

 

E buscando entender quais as medidas que podem ser adotadas pelos empreendedores para se sustentarem em meio a crise, nós reunimos as melhores dicas e vamos explicar todas elas neste post. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

1.  Migre seu negócio para o digital

 

Muito antes da pandemia do Covid-10 se alastrar ao redor do mundo, os meios online já eram considerados essenciais para as empresas.

 

E com a chegada desse vírus, a internet apenas se mostrou ainda mais importante, especialmente quando o assunto é relacionado a vendas.

 

Com a maioria das pessoas em estado de isolamento social, é possível adaptar o seu negócio e buscar medidas para gerar receita e continuar alcançando os seus clientes, mesmo que de forma online.

 

Por isso, crie um site e invista nas vendas online! Se você tem um restaurante, opte por realizar entregas pelo delivery, por exemplo.

 

Já se sua empresa presta serviços de alpinismo industrial, esteja presente nas redes sociais e aposte em uma comunicação otimizada para alcançar mais clientes. Mas não deixe de utilizar a internet para continuar a todo vapor com as suas atividades profissionais!

2.  Renegocie seus custos fixos

 

Outra opção para adaptar o seu negócio durante a crise do Covid-10 é criar medidas para preservar o caixa do seu negócio.

 

Por isso, agora é o momento de renegociar todas as dívidas e contratos com fornecedores e proprietários de imóveis.

 

O fator que irá ajudar a sua empresa neste momento é saber negociar corretamente, estabelecendo um novo contrato que satisfaçam ambas as partes durante a pandemia.

 

Lembre-se que também é possível renegociar dívidas e prazos por meio da internet. Utilize ferramentas de vídeo transmissão para que seja possível não acumular dívidas durante este período.

3.  Planeje suas mudanças

 

Por fim, em momentos de crise, o planejamento se torna a mãe da sobrevivência. Por isso, é fundamental redobrar o cuidado com o gerenciamento.

 

Uma das coisas que podem ser feitas para ter mais planejamento com o seu negócio é registrar todas as suas despesas e receitas obtidos durante o período. Isso ajuda no controle financeiro e faz com que você saiba quais são os custos que podem aparecer.

 

Já se sua empresa vende deck de madeira e pretende realizar mudanças nas estratégias de marketing, então também é adequado fazer um plano de ação e utilizar métricas de mensuração para ver se o investimento é realmente viável.

 

Com o planejamento e organização necessário, sua empresa pode se adaptar em meio a crise e se desenvolver de forma sustentável no mercado! E aí, gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos