Você sabe se o seu cliente é lucrativo para sua empresa?

Você sabe se o seu cliente é lucrativo para sua empresa?

Você sabe se o seu cliente é lucrativo para sua empresa?

Fala-se muito na necessidade de cada vez mais captar novos clientes, para qualquer negócio que se esteja planejando. Mas, pouco se fala sobre o retorno que os clientes estão trazendo para as empresas. Para se saber a respeito de quão vantajoso é manter um cliente, existe uma variável que calcula o Custo de Aquisição do seu Cliente, ou CAC. O CAC, portanto, mede o quanto é gasto pela empresa com ações de marketing e outras formas de venda de produtos e serviços com o objetivo de captar novos clientes. Para chegar no valor de Custo de Aquisição, geralmente divide-se todos os gastos para fazer as ações e dividir pela quantia de clientes novos da empresa.

 

Quer saber mais sobre Inbound Marketing, então acesse o artigo “Qual a diferença entre o marketing tradicional e o Inbound Marketing”

 

Trabalhar com a aquisição de novos clientes pode ser resumido pelo alcance de objetivos, o investimento e o faturamento. Ter consciência sobre o quanto a empresa está gastando, seja em ações ou gastos com marketing, para conseguir captar novos clientes é primordial para conseguir definir e adaptar os preços dos produtos e serviços que são oferecidos pela empresa. É importante também para compreender que são os reais compradores dos serviços e quais as melhores estratégias podem ser empregadas para vender os produtos.

Em resumo, o Custo por Aquisição acaba atingindo direta e indiretamente outros coeficientes:

Retorno x Investimento

Sabendo exatamente a variação de quanto está sendo gasto para conseguir novos clientes e quanto esses clientes estão gerando lucro, fica mais fácil fazer um comparativo e uma relação entre o retorno e o investimento.

Ciclo de vida do cliente

Esse item diz respeito ao faturamento mensal e até mesmo o faturamento anual de cada cliente. Ele faz uma relação de ticket médio por cliente, numa escala que, para ser lucrativa, precisa necessariamente estar três vezes maior do que o investimento feito para a captação desse cliente.

Faturamento mensal recorrente

A partir deste item pode-se ter uma melhor noção de quão lucrativa a aquisição de novos clientes pode ser. Sendo um agrupamento de todos os outros itens, ele faz uma média e uma relação de modo que controle quanta lucratividade o cliente já trouxe para a empresa e controla o investimento e faturamento por cada cliente de modo a retornar todo o investimento em forma de lucro.

O Custo de Aquisição de Clientes não é a mais importante ferramenta para que consiga-se ter um melhor faturamento e melhores resultados na empresa, porém, a partir dele, é possível ter melhor controle e melhor compreensão de como vão indo os negócios e os investimentos da empresa. Essa ferramenta, portanto, ajuda a ter novos meios de organizar os negócios, com mais controle das relações de investimento e faturamento, se tem mais lucratividade.

Quer saber de que forma o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa? Faça um diagnóstico grátis com a gente. Um especialista no assunto vai analisar sua necessidade. Avaliaremos potencialidades e fragilidades do seu negócio e identificaremos os melhores caminhos para você atingir objetivos na internet.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • BAIXE NOSSO EBOOK

  • PUBLICIDADE