Tendências do marketing digital para 2017

Tendências do marketing digital para 2017

Tendências do marketing digital para 2017

Estamos presenciando uma mudança no marketing e na comunicação nos últimos anos. As estratégias estão deixando de ser offline e passando para o modo online.

Apesar dos problemas causados pela crise econômica, estamos passando por um momento bastante interessante na área do marketing, com cada vez mais empresas buscando a internet como um canal para geração de vendas e leads.

O Brasil está entre os três países no mundo com mais acesso aos grandes players, como Google, Facebook, WhatsApp e YouTube, e é importante que as empresas enxerguem e aproveitem esse fato. O crescimento do número de usuários na internet no Brasil, e mais recentemente, o crescimento dos acessos através de dispositivos móveis, coloca o marketing digital como uma imposição para empresas de todos os tamanhos, principalmente diante da necessidade de gerar novos negócios e buscar novas oportunidades.

Por isso, elencamos algumas tendências do marketing digital para o ano de 2017, com objetivo de auxiliar você a descobrir que rumos seguir para sua empresa ter bons resultados neste ano.

 

Dispositivos mobile

O uso de internet através dos dispositivos móveis já ultrapassou o desktop há algum tempo, mudando inclusive os critérios de ranqueamento de sites nos mecanismos de busca. A tendência de mercado é a inclusão definitiva desses dispositivos nas estratégias de comunicação das empresas digitais. Quem pretende trabalhar com produtos digitais  deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablets.

Sites responsivos, conteúdo adaptado à leitura em mobile, recursos de social media que chame a atenção dos usuários de smartphones, são algumas das estratégias que devem ser pensadas por quem for trabalhar com marketing digital a partir de agora. Mas, presença mobile é muito mais que sites adaptados e aplicativos, por isso, vale pesquisar e pensar em passos que podem ir além.

 

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O marketing de atração é uma maneira inteligente de encarar o processo de fidelização e vendas em geral. Em vez de ir até o cliente, você cria um sistema para que ele venha até você. Isso fará com que as taxas de conversão sejam muito maiores.

Utilizar o conteúdo para atrair novos clientes e fidelizar os antigos é a estratégia que mais vem crescendo no mercado do marketing digital.

Redes sociais, blogs, e-mail marketing, conteúdo rico, otimização da busca… tudo isso, quando utilizado em conjunto e em harmonia, vai auxiliar a sua empresa a se tornar referência na área de atuação e, assim, prospectar negócios e trazer resultados positivos.

Para isso, é correto contar com o auxílio de agências especializadas, que saberão posicionar sua marca e criar estratégias de Inbound Marketing certeiras.

Além disso, o marketing de conteúdo, que é a base Inbound, deve ser cada vez mais explorado, com precisão e sabedoria. O conteúdo trabalhado deve ser direcionado para as personas e adaptado à jornada de compra.

A utilização de técnicas de SEO também devem ser levados em conta, já que esta é uma tendência no marketing de conteúdo. SEO é a abreviação para o termo Otimização de Mecanismos de Pesquisa (traduzido para o português) e consiste em um conjunto de técnicas que são utilizadas com o intuito de melhorar o posicionamento de websites nas páginas de resultados orgânicos do Google.

Textos bem escritos, originais e especializados na área de atuação da empresa tendem a apresentar um ótimo resultado na empatia, fidelização e prospecção de clientes.

 

Remarketing

O conceito de remarketing é utilizado, principalmente pelos e-commerces, para estimular o retorno de um cliente para realizar uma compra que abandonou ou voltar ao site que oferece o serviço que ele procura. Essa vai ser uma das principais tendências de mercado para o marketing, inclusive, de conteúdo.

Entre as principais vantagens desta tática estão o aumento na conversão de leads e aproximação com o cliente. Para conteúdo, as estratégias são muito parecidas com a do remarketing tradicional, mas em vez de levar o usuário de volta a uma página de compras ou página de uma empresa, os anúncios devem direcionar o usuário para os melhores conteúdos do seu site, como posts, e-books e outros materiais ricos. O objetivo é reconquistar o cliente e levá-lo de volta ao seu conteúdo e, assim, torná-lo um possível lead.

 

Email marketing cada vez mais segmentado

Outra tendência é a segmentação cada vez maior nas campanhas de e-mail marketing. A quantidade de e-mails considerados spam pelos usuários é cada vez maior e, por isso, não se deve mais pensar no e-mail marketing como veículo de comunicação em massa – como foi tratado no Brasil durante muito tempo. É hora de retornar a abordagem do marketing de relacionamento, com conteúdos realmente relevantes e totalmente direcionados ao público-alvo e, para isso, as segmentações devem ser cada vez mais certeiras.

A personalização e segmentação das campanhas da maneira correta fará toda a diferença nos resultados. Outra dica é a adaptação das peças publicitárias desenvolvidas para o e-mail marketing à realidade multitela e responsiva, conforme falamos anteriormente.

 

Redes sociais ainda mais ativas e profissionalizadas

As redes sociais já fazem parte do dia a dia do brasileiro e a tendência é que se tornem cada mais presentes, principalmente, em função da expansão da base de dispositivos móveis. No caso do Facebook, por exemplo, estudos mostram que mais de 70% dos acessos no Brasil são feitos através de smartphones ou tablets.

O marketing nas mídias sociais já é uma realidade e a perspectiva é que se torne cada vez mais sofisticado, tendo o Facebook Marketing como destaque, além de outras redes como Instagram, Linkedin e Youtube.

O uso dessas redes não é tão simples como parece e deverá ser cada vez mais frequente, mais especializado e direcionado ao público correto. Para isso, vale pesquisar e recorrer às inúmeras estratégias que as mídias sociais oferecem.

Investir em marketing digital será cada vez mais importante para que as empresas de pequeno, médio e grande porte continuem competindo no mercado atual. Investir em times especialistas para esses serviços com certeza vai levar à um ótimo resultado até o final de 2017.

O primeiro passo é realizar um diagnóstico grátis para descobrir como está a presença da sua marca no meio digital. E não deixe de compartilhar seus comentários com a gente!

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