Quinze métricas para projetos de Marketing Digital

Quinze métricas para projetos de Marketing Digital

Quinze métricas para projetos de Marketing Digital

Definir metas é fundamental para o sucesso de qualquer plano de comunicação e marketing digital. São as variáveis de mensuração que quantificam o desempenho dos objetivos almejados.

Um plano com métricas claras gera segurança ao cliente e amplia o valor de qualquer tipo de projeto. É a partir delas que conseguimos avaliar os resultados dos nossos esforços, o sucesso ou insucesso das estratégias e táticas.

Além disso, elas servem para impulsionar negócios em diversos pontos, direcionando a melhor estratégia a ser seguida. Por isso, listamos 15 métricas de Marketing Digital que não podem ser ignoradas e porque esses indicadores são tão importantes para sua empresa.

1. Tráfego

O tráfego diz respeito ao volume de acessos que um canal digital recebe. A ampliação do volume de tráfego de um site terá um impacto direto na visibilidade da empresa e em novas oportunidades de negócio.

2. Visitantes únicos

Saber quantas pessoas estão olhando o seu site e de onde vieram é fundamental para qualquer empresa. Diferente do tráfego, os visitantes únicos de um site estão associados a totalidade de indivíduos distintos que entraram na sua página.

3. Taxa de rejeição

 A taxa de rejeição é uma variável que indica o comportamento dos usuários nos canais digitais da empresa. Baixas taxas podem indicar uma navegação mais qualificada e um conteúdo mais relevante. Se associada ao tempo no site, pode ser uma boa métrica.Quer conhecer mais detalhes sobre a taxa de rejeição? Confira essa outra publicação.

4. Tempo no site

Muito tráfego não significa muito se o visitante vai embora logo em seguida. Os padrões de comportamento dos visitantes que chegam em seu site podem revelar várias informações sobre a qualidade do seu site e os seus conteúdos.

5. Tráfego, visitantes únicos, taxa de rejeição e tempo nos dispositivos móveis

 Os dispositivos móveis merecem uma atenção especial nas campanhas de marketing digital. Acompanhar essas métricas comparando os resultados do mobile em do desktop ajuda a entender como o seu negócio pode e deve estruturar e planejar o conteúdo online da empresa, resultando, consequentemente, em mais oportunidades de negócios e vendas.

6. Engajamento de publicações e anúncios

O engajamento está relacionado a razão entre o alcance total e a interação gerada por ela junto aos receptores. Vislumbrar maiores taxas de engajamento dos conteúdos tem impacto sobre a qualificação da linguagem e do conteúdo produzido pela marca. É, portanto, uma métrica fundamental para o sucesso de qualquer planejamento de redes sociais.

Quer entender melhor o conceito de engajamento? Confira essa publicação.

7. Fãs e seguidores nas redes sociais

O número de fãs e seguidores de uma marca nas redes sociais é muitas vezes o primeiro objetivo das empresas que estão iniciando a gestão de redes sociais. É uma variável importante, mas considerá-la isoladamente não é adequado. Nada adianta uma página com muitos fãs sem que haja engajamento nas redes sociais.

8. Alcance de publicações e anúncios

Os projetos que envolvem mídias e publicações de conteúdo nas redes sociais podem considerar o alcance no seu projeto. A métrica diz respeito ao total de indivíduos para quem as publicações e os anúncios foram exibidos.

9. Custo por Clique (CPC)

Essa é uma métrica muito usada para medir a efetividade de campanhas. Ela calcula a média do valor pago por clique em anúncios. Se o objetivo do seu negócio é gerar tráfego para uma página de destino, essa é uma métrica muito importante. pois assim é possível avaliar quais as plataformas e palavras-chave vêm obtendo melhores resultados.

10. Taxa de Cliques (CTR)

A CTR pode ser usada para avaliar o desempenho de anúncios e campanhas. É calculada dividindo o total de cliques pelo número de vezes que um anúncio foi exibido aos públicos. Quanto maior a taxa de cliques, mais relevante e direcionada a campanha está para o seu público-alvo.

11. Taxa de abertura de e-mails

Para projetos que envolvem ações de email marketing a taxa de abertura é fundamental. Trata-se da relação entre o número de pessoas que receberam a mensagem pelo número de usuários que abriram o conteúdo. É uma métrica importante porque demonstra a performance de títulos, conteúdo, design, formato do e-mail.

12. Leads no site

Leads são os contatos qualificados de uma pessoa (ou empresa) que demonstra através de algum meio (landing pages) que está interessado em algum produto/serviço. Um dos grandes objetivos do planejamento de Inbound Marketing é ampliar o volume de leads de uma empresa.

Acesse e saiba mais sobre os Leads e sua importância em uma empresa.

13. Custo por Lead (CPL)

O Custo por Lead (CPL) é a métrica que associa o custo total de investimento para atingir um determinado resultado de leads. Os resultados dessa métrica gera insights importantes para a empresa sobre sua campanha de marketing digital ser ou não rentável.

14. Taxa de conversão

Essa métrica pode ser contabilizada a partir da porcentagem de pessoas que realizou compras, preencheu formulários, enviou contatos de negócio ou realizou outros tipos de conversão no site da empresa. Junto dos leads, a taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para o planejamento de comunicação de uma empresa.

15. Vendas e ROI

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