Qual o real conceito de design?

Qual o real conceito de design?

Qual o real conceito de design?

Design é (frequentemente) associado apenas com visual, com arte, com criar coisas “bonitinhas”. Mas será que design é apenas isso?

O DESIGN É SOBRE SOLUÇÕES

Criar soluções eficazes e pensadas para os problemas do dia a dia. Talvez esse seja o objetivo primordial do design em geral. Poetizando: encontrar o jeito certo de contar histórias que sejam relevantes para as pessoas. Steve Jobs tem uma frase célebre sobre esse conceito:

Realize um diagnóstico grátis com a Seen e descubra como o webdesign e o marketing digital pode impulsionar os negócios da sua empresa.

Primeiro entende-se o problema, considerando o cliente, o negócio, o mercado, os objetivos e, principalmente, o público-alvo. Depois, cria-se um plano para solucioná-lo, levando em conta aspectos técnicos, econômicos, estéticos, antropológicos, etc. Implementa-se esse plano e depois avalia-se o que deu certo e o que deu errado.

Esse é o resumão universal do processo inteiro. Claro que, para problemas específicos, a adaptação é importante.

E COMO ENTREGAR VALOR ATRAVÉS DO DESIGN?

É preciso mostrar se o que foi feito deu resultado. Alguns exemplos rápidos: se for um produto, quantas pessoas começaram a utilizar? Como o usam? Sua aceitação melhorou? Se for um cartaz para um show, quantas pessoas foram ao evento? O que elas pensaram quando o viram na parede? Gerou mídia? Qual é o valor que isso cria para o evento? Se for um site, como está a experiência de navegação?

Precisando de uma agência para resolver os problemas de webdesign do seu site? Confira os serviços da Seen Digital.

Trabalhando com design, precisamos ter a capacidade de argumentar decisões.Não podemos dizer “ah, isso é bonito”, tudo deve ter um propósito e uma razão. Por que os elementos estão dispostos desta maneira? Por que essa cor foi utilizada? Por que é este conteúdo que deve ir nesta página e não outro? É preciso saber como pesquisar e criar uma fundação para as decisões.

POR QUE O DESIGN É CONFUNDIDO COMO A ARTE?

Acredito que o maior motivo é porque as pessoas fora do meio (e até dentro) ainda não entendem o real objetivo do design. Seja por falta de instrução, conhecimento, vontade ou outros motivos variados. Mas isso é assunto para outro post.

Para melhorar essa discussão, confira o vídeo de Bruno Maag* (em inglês) falando sobre o papel do designer na resolução de problemas (aí por 1:30 min).

*Co-criador da typefoundry Dalton Maag, empresa que criou tipografias para as Olimpíadas de 2016, Petrobras, Nokia e inúmeros outros projetos bacanas.

Referências: Creative Blog e Smashing Magazine.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos