Instagram ou Facebook? Quatro dicas para escolher a sua rede social

Instagram ou Facebook? Quatro dicas para escolher a sua rede social

Instagram ou Facebook? Quatro dicas para escolher a sua rede social

Você já percebeu quanto tempo gasta checando suas redes sociais? Pode parecer só uma olhadinha, mas acredite, é muito mais do que isso.

De acordo com a pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, os brasileiros são líderes em tempo gasto nas redes sociais. A média por aqui é 60% maior que o resto do planeta. Isso significa que as pessoas ficam, em média, 650 horas por mês em redes sociais.

E é por isso que sua empresa precisa estar nas redes sociais. Manter um bom relacionamento online com seus clientes permite uma maior proximidade com eles, facilita o diálogo e aumenta a interação entre vocês, o que vai gerar maior fidelidade.

Mas, com tantas redes disponíveis, qual é a melhor opção para o seu negócio? Antes de fazer sua escolha, é preciso estar ciente de que sua empresa deve estar onde o seu cliente está. Tanto o Facebook quanto o Instagram, por exemplo, devem ser utilizados como meios de comunicação com o seu público-alvo.

Confira a seguir dicas para escolher a melhor rede social para divulgar sua empresa:

Baixe também o E-book gratuito: “Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook”.

1. CONHEÇA O FACEBOOK E O INSTAGRAM

O Facebook é a maior rede social do mundo, sendo a mais completa e a mais bem regulamentada. De acordo com seus termos de uso, empresas, marcas e organizações devem utilizar Páginas para compartilharem suas histórias e se conectarem com as pessoas. As Páginas se semelham com os perfis, mas oferecem ferramentas de monitoramento e relacionamento.

O Facebook permite a publicação de conteúdos, através de links, textos, fotografias, vídeos e gifs. Cabe a você escolher como irá se comunicar. O Instagram, por sua vez, é uma rede social focada em fotografia, mas onde vídeos também são permitidos. Através do aplicativo você pode seguir usuários e vice-versa. É possível curtir imagens, adicionar comentários e encaminhar imagens diretas às pessoas.

Um dos pontos mais bacanas do Insta é a opção de editar as imagens com efeitos exclusivos do aplicativo.

2. ENTENDA OS PÚBLICOS

Uma pesquisa realizada pelo Me Seems em 2015, mostrou que 70% dos usuários preferem acessar as redes sociais pelo celular. Os motivos apontados por eles foram a maior facilidade de acesso, transporte e visualização. Facebook e Instagram são os mais acessados: 98% e 63%, respectivamente.

Logo, para comunicar bem nessas redes é preciso entender que as pessoas que as utilizam geralmente estão em movimento ou paradas por pouco tempo. Ou seja, o acesso e a interação com as imagens devem ser facilitados.

No caso do Facebook, os usuários possuem um pouco mais tempo, mesmo estando no celular. Com isso, além de acompanharem as publicações de seus amigos e marcas, eles também acessam a plataforma para encontrar notícias e diversão.

Quer conhecer mais seu público? Confira nossos infográficos com as características dos usuários do Facebook em Passo FundoPorto AlegreCaxias do Sul eGramado.

3. OS CONTEÚDOS DEVEM SER DIFERENTES

Cada rede social possuiu linguagem e formatos próprios. Antes de publicar, é preciso entender essas diferenças e adequar seu conteúdo para cada uma delas.

O Facebook se caracteriza por conteúdos informativos, curiosos e divertidos. Geralmente, os conteúdos são sazonais, ou seja, perdem a validade em pouco tempo. Para ser vista, a imagem de uma publicação no Face deve chamar atenção e gerar curiosidade para o texto da chamada.

No Instagram os conteúdos são instantâneos e é a imagem que emite a mensagem. Pense na imagem de acordo com o horário e tente ser o mais momentâneo possível. É permitido utilizar texto junto à imagem, porém, aqui ele é um mero figurante.

Para deixar o conteúdo ainda mais rico vale apostar no uso de hashtags. Mas é preciso ficar atento. Busque utilizar a hashtag estrategicamente para identificar o nome da sua empresa, o seu local, o nicho de mercado e o tema da postagem, mas evite os exageros.

4. INVISTA DINHEIRO NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM

Ambas as redes utilizam a mesma plataforma de investimento, afinal, são do mesmo dono. O objetivo é alcançar um público maior para os conteúdos, seja qual for a sua finalidade. Planeje suas campanhas e faça o acompanhamento diário. Comparando às outras mídias, o Facebook e o Instagram ainda possuem um baixo custo e podem atrair ótimos resultados para sua empresa.

Não existe receita pronta para utilizar o Instagram ou o Facebook. Cada um tem suas peculiaridades. Mas o bacana é fazer diferente, assim você conseguirá destaque entre inúmeros conteúdos ou fotos publicadas. Mas, para quebrar a regra é preciso conhecê-la.

Descubra como está a imagem da sua empresa na internet. Faça um diagnóstico grátis.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos