Como utilizar o Youtube como ferramenta de marketing?

Como utilizar o Youtube como ferramenta de marketing?

Como utilizar o Youtube como ferramenta de marketing?

Cada vez mais empresas têm apostado no conteúdo audiovisual como parte de suas estratégias digitais. Tanto que algumas pesquisas apontam que, até 2017, os vídeos responderão por 69% do tráfego da internet.

E com mais de um bilhão de usuários – quase um terço dos usuários da Internet – o Youtube é o responsável por bilhões de visualizações diariamente. Isso faz dele uma ferramenta valiosa para fortalecer sua marca, aumentar vendas e, claro, conversar mais de perto com os seus consumidores.

E se você ainda não pensou no Youtube como uma estratégia para alavancar seu negócio, é bom começar a considerar essa opção. Afinal, oito em cada dez usuários de internet no Brasil acessam a rede e 52% das pessoas realizaram alguma ação após terem assistido a um vídeo online.

Mas de que forma o Youtube pode funcionar como ferramenta de marketing para o seu negócio? Separamos algumas dicas para você começar a mergulhar no mundo dos vídeos online.

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Por que investir no Youtube?

Para começar, pelo número de usuários. Como já mencionamos no início do texto, o Youtube tem mais de um bilhão de usuários. Isso significa uma audiência muito grande.

As chances de seus consumidores fazerem parte desse grupo também são grandes. E, como já ressaltamos diversas vezes, faz parte das estratégias de marketing digital estar onde seu público está.

Além disso, ter um canal no Youtube é de graça e você também não precisa pagar para publicar seus vídeos, fazendo dele também uma opção mais barata que propagandas de TV, por exemplo.

Outro ponto positivo é que anunciar no Youtube é muito simples. Basta ter um vídeo para começar anunciar e você só paga quando alguém visualizar seu vídeo.

Como começar

A peça-chave da utilização do Youtube como estratégia é o conteúdo. Pensar em conteúdo de qualidade é o que faz toda a diferença, principalmente devido à quantidade de materiais novos que surgem a cada dia.

Por isso, é importante pensar em conteúdos adequados para a plataforma. Nada de vídeos chatos e que parecem comerciais de TV. No Youtube, você irá se destacar contando histórias, entretendo e informando seu consumidor.

Vale lembrar também que um único vídeo não trará os resultados que você busca. É preciso pensar em uma estratégia contínua ou pelo menos em uma série de vídeos.

Outra dica é ficar sempre de olho no tempo. Os primeiros segundos são fundamentais, já que são eles que vão determinar se a pessoa vai continuar assistindo ou não. Vídeos muito longos também fazem os usuários desistirem no meio do caminho.

Não esqueça também de observar as regras e termos de uso da rede para não correr o risco de ter seu vídeo retirado do ar.

Por fim, dê muita atenção à qualidade do conteúdo produzido. Utilize equipamentos de qualidade e invista em áudio e som para manter a credibilidade da sua marca.

Já que o assunto é Youtube, já pensou em ganhar dinheiro usando o canal? Nesse texto a gente explica como.

Que tipo de conteúdo produzir

Os vídeos que você produzir irão servir tanto como porta de entrada para consumidores que ainda não conhecem seu serviço quanto para engajar aqueles que já conhecem.

Por isso, separamos três tipos de conteúdos em que você pode apostar ao criar um canal no Youtube para sua empresa.

Vídeos educativos

Uma estratégia interessante para divulgar seu produto ou serviço é educar seu consumidor.

Quando não entendem muito bem um negócio ou como ele pode ser a solução que elas procuram, as pessoas têm a tendência a desistir dele.

Por isso, posicionar sua empresa como uma referência e mostrar, através dos vídeos, todo esse conhecimento de forma gratuita e relevante para seus consumidores é uma ótima forma de se destacar.

Convide seus colaboradores e participar e explicar mais sobre o que é feito por lá.

Tutoriais

É quase uma regra: se você quer aprender alguma coisa de forma rápida e gratuita, o Youtube é o lugar certo. Afinal, muitos usuários preferem assistir a vídeos do que ler textos longos.

Aproveite isso e busque dentro da sua empresa alguém que saiba fazer algo interessante, que seja relacionado a seu negócio, e ensine seu público a fazer também.

Vídeo Ad´s

Uma das opções oferecidas pelo Youtube é um formato de anúncio para canais conseguirem mais views nos seus vídeos. Essa é uma forma bacana de atrair visitantes, aumentar as visualizações e tornar seu canal mais relevante.

Para isso, crie vídeos atrativos, que prendam a atenção do usuário logo de cara. Esse tipo de vídeo deve ser curto, direto e conduzir quem está assistindo para outro vídeo ou página com mais informações.

Integre os canais

Por fim, é importante lembrar que suas estratégias devem estar integradas. Investir em produção de vídeos funciona, mas é preciso que estaja em sintonia com os outros canais digitais da sua empresa.

Utilize blogs, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo o Google Adwords para ajudar a divulgar o conteúdo produzido e impulsionar ainda mais seu negócio.

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