Como avaliar o engajamento de Fan Pages no Facebook?

Como avaliar o engajamento de Fan Pages no Facebook?

Como avaliar o engajamento de Fan Pages no Facebook?

Quando o assunto é gestão de redes sociais, muito se fala sobre engajamento. Mas afinal de contas, o que é engajamento?

“Engajar” é o verbo que se refere ao ato de participar de modo voluntário em alguma ação. Está associado à ideia de dedicação, fazer algo com afinco, vontade e disposição.

No marketing digital, o conceito está ligado à interatividade, ao interesse e à capacidade de envolvimento do público em uma comunicação. Clientes engajados são usuários dispostos a investir tempo e esforço em um conteúdo produzido e publicado por outra pessoa ou marca.

ENGAJAMENTO E INTERAÇÃO SÃO A MESMA COISA?

Não exatamente. No marketing digital o engajamento fica mais claro quando associamos duas variáveis: a energia e a frequência de interação.

A energia da interação está relacionada ao volume de esforço que o usuário pratica para interagir com um determinado conteúdo ou marca.

No Facebook, por exemplo, existem diferentes tipos de interações em que o usuário pode empregar níveis distintos de energia.

As interações do tipo “ação” são aquelas que a pessoa demonstra um interesse tímido e secreto (sem a necessidade de expor as suas reais intenções aos demais integrantes da rede social).

As interações do tipo “propagação”, no entanto, demonstram um maior interesse do público pelo conteúdo (através de curtidas, comentários e compartilhamentos).

Já a frequência está relacionada ao volume de vezes que a interação ocorre em um determinado tempo (uma semana, um mês, um ano). Ou seja, um usuário que possui uma frequência recorrente de interações de baixa energia com conteúdo da página pode indicar ter maior engajamento com uma marca que outro com apenas uma única interação mais forte.

 

Confira esse outro texto no blog que fala sobre 5 práticas para melhorar o engajamento de redes sociais.

OS NOVOS BOTÕES DO FACEBOOK POSSUEM FORÇAS DE INTERAÇÃO DIFERENTES?

Não. Segundo informações disponibilizadas pela própria central de ajuda do Facebook, esses novos botões de reação terão o mesmo peso que a “curtida” tradicional.

Entende-se, contudo, que as reações estão associadas a diferentes tipos de aprovação ou reprovação. Ou seja, apesar de quantitativamente não terem diferenças, qualitativamente devem ser considerados de forma distinta.

Um conteúdo que recebe muitas interações de tristeza ou raiva (Grr) não pode ser percebido da mesma forma que outro avaliado positivamente (Curtir, Amei, Haha). Tudo depende da mensagem enviada e da audiência.

Enfim, é importante ficar atento.

 

Quer saber mais sobre os novos botões do Facebook? Confira esse texto: Entenda melhor os novos botões do Facebook.

 

COMO MENSURAR O ENGAJAMENTO NO FACEBOOK?

O Facebook realiza um cálculo automático em cada publicação e disponibiliza gratuitamente os dados na Fan Page. Basta selecionar dentro da aba “Publicações” o recurso “Taxa de envolvimento”.

A Taxa de Envolvimento surge da razão entre o volume total de alcançados na mensagem e o número de pessoas que interagiram com o conteúdo (através de ações ou propagações). Ou seja, quantos dos usuários que receberam a publicação reagiram com o conteúdo.

A partir de uma análise da média de envolvimento da página durante um período de tempo é possível projetar a força que uma determinada marca possui na rede social. Quanto maior a média da taxa de envolvimento, mais engajado é o seu público.

Alguns especialistas e sistemas sugerem uma estatística específica para avaliar o engajamento de Fan Pages no Facebook. O Buzzmonitor sugere o engajamento a partir do seguinte cálculo:

O sistema considera duas unidades importantes: quantos posts foram publicados pela página num período de tempo e qual o número de fãs da sua página naquele momento. Dessa forma, o resultado sempre é relativizado de acordo com o tamanho da sua página e a quantidade de publicações. Mais detalhes sobre o cálculo você encontra nessa publicação do Buzzmonitor.

 

Conheça alguns aplicativos que realizam essa mensuração.

 

Aprenda a utilizar o Facebook para obter melhores resultados para sua empresa. Acesse nosso e-book gratuito.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • BAIXE NOSSO EBOOK

  • PUBLICIDADE