Como alinhar marketing e vendas

Como alinhar marketing e vendas

Como alinhar marketing e vendas

A estratégia de manter os esforços de marketing e de vendas andando em uma mesma direção é uma tendência nas organizações inovadoras. Essa tarefa de alinhamento das duas áreas pode ser um desafio para muitos gestores, mas diversas empresas já compreenderam a importância dessa estratégia e estão conseguindo colocá-la em prática com sucesso.
Os departamentos de marketing e vendas possuem papéis decisivos para os resultados financeiros de um negócio e é correto dizer que os setores se complementam. Por isso, os resultados aparecem na prática de somar esforços, desde a melhor compreensão do perfil e comportamento do consumidor até o aumento de vendas e lucros.

O sucesso de uma empresa, atualmente, se reflete na prática da união de todos os setores, liderados por gestores que entendem a importância da capacitação de pessoas, relacionamento interpessoal, organização e unificação. O setor comercial deve estar em parceria com o marketing de forma clara na busca por bons resultados.

Anteriormente, era comum pensar que o marketing só deveria ocupar-se com ações de publicidade e promoção, enquanto a área de vendas cuida da prospecção e negociação, de forma separada. Mas, hoje em dia, uma gestão inovadora percebe que o que atrai as vendas são as ações de divulgação e promoção realizadas pelo setor de marketing, da mesma maneira que a equipe de vendas precisa utilizar-se dessas ações para ter um relacionamento direto com os clientes.

Para começar, deve ser entendido que o perfil do consumidor mudou com a facilidade de acesso à informação e formatos digitais. Antes de entrar em contato para realizar uma compra, o cliente pesquisa profundamente sobre o produto ou serviço, passando por conteúdos e divulgação produzidos pelas equipes de marketing, até chegar na decisão da compra. É nesse momento que alinhar marketing e vendas faz toda a diferença.

Trabalhe em conjunto

Os dois departamentos devem ter os mesmos objetivos e expectativas, definidos em acordo de serviços com um processo bem definido para ambos os times. Isso deve ocorrer de forma que eles se ajudem e trabalhem de maneira fluida para guiar o caminho de um visitante até que ele se torne cliente.

No momento em que o marketing iniciar uma campanha inovadora, o setor comercial precisa estar a par do assunto para trabalhá-lo da melhor maneira durante a prospecção e venda.
Dessa forma, a empresa conquista uma imagem positiva, acentuando a identificação do público com a marca e aumentando o faturamento em vendas.

Estruture metas

É necessário que esteja claro quais são as suas funções de cada time e em quais momentos eles vão precisar interagir.
Cada setor costuma ter suas próprias metas, mas a definição das métricas de resultado devem ser feitas considerando o impacto do trabalho de um time no outro.

O ideal é que dados de marketing, acessos no site, interação e, principalmente, dados de leads com contatos a serem realizados diretamente com a equipe comercial sejam analisados em conjunto por ambas as equipes.
Assim, as ações estratégicas de planejamento de comunicação e vendas tendem a reter mais clientes para a empresa. Afinal, o conhecimento compartilhado e multiplicado resulta em crescimento.

Facilite a comunicação

Sem dúvida, um fator essencial para que se tenha uma verdadeira integração entre os times de marketing e vendas é a comunicação.
Os gestores devem apostar em reuniões presenciais, sistemas integrados, dashboards de controle compartilhados, chats de comunicação interna e outras formas que facilitem o contato entre os times e a troca de feedbacks.

Aposte na tecnologia

Para que a integração entre os setores ocorra com comunicação e alinhamento de metas e expectativas as empresas podem utilizar a tecnologia a seu favor. Plataformas e ferramentas digitais tendem a unificar pessoas e processos também no mundo corporativo e uma dica é utilizar sistemas de CRM que estejam integrado às funções de marketing digital e aos vendedores. Assim, ambos os times poderão identificar as melhores oportunidades para uma interação direta com o cliente.

Saiba mais sobre como essa integração pode auxiliar as empresas de tecnologia a vender mais.

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