Como agregar valor para sua marca através do Inbound Marketing?

Como agregar valor para sua marca através do Inbound Marketing?

Como agregar valor para sua marca através do Inbound Marketing?

Em tempos de rápido acesso à informação, o Inbound Marketing preza pelo conteúdo de qualidade, para que se crie uma relação de confiança e referência entre empresa e consumidor.

Enquanto o marketing tradicional procura conseguir a atenção do público com anúncios por todos os lados e estratégias agressivas, o marketing de atração utiliza-se do conteúdo como principal arma no contato com clientes.

Com a internet, os consumidores de hoje já não são os mesmos de alguns anos atrás, quando não existia tanta informação disponível, por isso, agora é preciso fazer com que o público se interesse pelos conteúdos, produtos e serviços de forma involuntária.

Oferecendo conteúdo de qualidade, direcionando de forma a educar o cliente e mantendo o contato com ele, é possível se agregar valor à marca e fazer com que esses consumidores retornem quando precisarem de ajuda ou quiserem comprar algo ou contratar algum serviço. Essa é a base do Inbound Marketing.

 

Invista no Marketing de Conteúdo

Disponibilizar conteúdo de qualidade é uma maneira de engajar o seu público e crescer a sua rede de clientes e potenciais clientes, oferecendo material relevante e valioso sobre a área de atuação da sua empresa. Dessa forma, é possível gerar valor para as pessoas com relação à sua marca, atraindo e envolvendo-as com sua empresa.

É preciso pensar no marketing de conteúdo como parte principal de uma cadeia que deve andar sincronizadamente, envolvendo campanhas de otimização, social media, e-mail marketing, CRM e demais estratégias do Inbound que se adaptam ao seu objetivo final.

Para ter bons resultados com o marketing de conteúdo, algumas estratégias são necessárias, como por exemplo, a utilização de SEO, ou seja, a otimização para motores de busca.

Outro ponto importante é que para escrever um bom conteúdo, devemos conhecer profundamente a empresa, seus objetivos, o funil de vendas, além de estabelecer um planejamento antes de começar a produzir o texto. O assunto do texto deve estar de acordo com a persona e com os estágios da jornada de compra. Esse conteúdo só é valioso quando alcança diretamente a sua persona.

 

Direcione as campanhas para sua persona

 

O estudo da persona e da jornada de compra é essencial para que se produza um conteúdo atrativo.

Em primeiro lugar, é preciso que se entenda as diferenças entre público-alvo e persona: público-alvo é um segmento da população que pode vir a se interessar pelos produtos ou serviços; já a persona é um personagem semi-fictício que representa o comprador ideal, ou seja, um arquétipo de um possível cliente com relação ao comportamento de compra.

Para se definir essa persona devem ser feitas pesquisas de mercado, entrevistas e avaliações da empresa e, principalmente, dos clientes.

Conhecendo esse personagem, é possível escrever textos específicos, de forma a agregar valor e aproximar o cliente.

 

Mantenha contato pós-venda

O Inbound Marketing não preza apenas por conquistar o cliente para concretizar a venda, mas principalmente, preza pela fidelização.

Essa estratégia de marketing entende que o mantendo o cliente próximo, ele tende a utilizar a marca como referência naquele segmento e isso é extremamente positivo para as empresas.

Na última fase do Inbound, a marca deve encantar o cliente e torná-lo um influenciador, através de conteúdo inteligente e contato próximo pós-venda.

Saiba mais sobre porque vale a pena investir em Inbound Marketing para ser sucesso no seu negócio e solicite um diagnóstico digital de sua marca!

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