5 mandamentos do empreendedor de sucesso

5 mandamentos do empreendedor de sucesso

5 mandamentos do empreendedor de sucesso

Para superar os tempos difíceis que estamos vivendo economicamente e iniciar uma carreira nos negócios, não existe uma fórmula mágica. Iniciar um projeto gera insegurança, por isso, é necessário balancear todos os aspectos para esse desafio. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se atualizado, para que o negócio tenha reais possibilidades de crescimento.

Para ajudar, é bom ter em mente alguns pontos-chave para conquistar o mercado. Selecionamos 5 mandamentos do empreendedor de sucesso.

Manter-se bem informado

Antes de mais nada, o empreendedor deve ter conhecimento profundo a respeito da atividade que desenvolve ou pretende desenvolver, além de saber sobre o atual mercado e economia. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial, ou seja, é preciso dominar o ramo de atividade.

Para isso, pode ser usado todos os recursos de meios de informação e, claro, uma boa rede de contatos. Conversar com pessoas que atuam no ramo pode ser imprescindível para o sucesso do projeto. Trocar ideias com a própria equipe, com clientes e até mesmo com concorrentes ajuda o empresário a enxergar melhor o mercado e o seu negócio.

Além disso, é preciso estar sempre buscando aprender coisas novas. O empreendedor corre perigo quando está desinformado, mas, se tem as informações, pode tomar decisões complexas com risco calculado.

 

Ter iniciativa e perseverança

Quando o empreendedor está atendo ao que acontece no mercado, ele busca constantemente por oportunidades de negócios e, ter as informações corretas e iniciativa, faz com que ele tenha sucesso naquilo que atua.

As dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário e necessita de auxílio de terceiros. Por isso, é preciso coragem para correr riscos e perseverança para não desistir. Arriscar-se faz parte do ato de empreender.

 

Planejar todos os passos

Ter a visão de onde está, onde quer chegar e o que é preciso fazer para conquistar os objetivos estipulados é essencial. Para isso, a dica é criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio, mantendo o hábito de monitorar, corrigir e rever todas as atitudes. Com isso, o empreendedor consegue estar sempre medindo as melhores alternativas para alcançar os objetivos que foram estabelecidos durante o planejamento.

Use o seu tempo de forma sábia para pensar antes de agir. Balancear a iniciativa com o planejamento é importante, caso contrário você pode sofrer com o desperdício de recursos, tempo e disposição.

 

Conhecer o cliente e o produto

Com base nos estudos e nas informações arrecadas, o empreendedor consegue conhecer o seu público e saber quais as necessidades dele. Um ponto importante é ouvir com atenção ao feedback dos clientes e manter contato constante com eles, estando sempre disponível para escutar as avaliações e prever mudanças quando necessário. Um retorno sincero, mesmo que não seja positivo, pode ser um “presente” para o empresário melhorar e ter mais sucesso.

Conquistando o público-alvo, o negócio pode direcionar os esforços para o lado correto, obtendo uma maior satisfação.

Além disso, quando se tem conhecimento do público, é possível pensar em como o produto ou serviço pode ser útil para o cliente, sabendo também em que momento e de forma abordá-lo da maneira correta.

Conheça o produto ou serviço que está oferecendo e saiba como ele se comporta no mercado. Dessa forma, você saberá direcionar as ações com eficiência e qualidade.

 

Saber liderar

O ato de liderar passa por todos os passos que já mencionamos, somado à capacidade de ouvir a equipe e motivá-la. Um bom líder é também um bom ouvinte, de forma a manter a equipe comprometida e fazendo parte do negócio. Não basta apenas ter os conhecimentos e saber calcular os investimentos, um líder deve também ter o diferencial de saber estimular permanentemente a equipe.

É preciso ser aquela pessoa que tem visão de futuro, sabe o que está fazendo e sabe que rumo o negócio está tomando. Algumas dicas para um bom líder é: estar sempre planejando o futuro do seu empreendimento; pensar em projetos a curto, médio e longo prazo para a empresa; e respeitar seus colaboradores e dar autoridade para eles.

Liderar a empresa de forma eficiente não significa apenas mandar seus colaboradores executarem as tarefas, mas saber direcionar de forma correta de acordo com as especialidades de cada um. É importante que o empreendedor busque inovar diariamente dentro do ambiente de trabalho e perceba as chances de melhorar o seu negócio.

Junte-se aos nossos assinantes.

Receba as notícias do nosso blog, quentinhas, direto do forno.




Posts mais vistos


  • BAIXE NOSSO EBOOK

  • PUBLICIDADE