5 formas de aproveitar o conteúdo que sua empresa já possui

5 formas de aproveitar o conteúdo que sua empresa já possui

5 formas de aproveitar o conteúdo que sua empresa já possui

Produzir conteúdo para a web é uma verdadeira arte: com o tempo, vai ficando cada vez mais difícil manter o ritmo com qualidade, agilidade e ineditismo, não é mesmo? E o mercado não admite retrocessos: com tanta competitividade, só é permitido melhorar.

Para seguir em frente e ter sucesso em sua estratégia de marketing de conteúdo, não tem jeito: você precisa investir tempo. E esse tempo se paga em longo prazo, com a construção diária de um posicionamento de marca consistente e a consequente fidelização de clientes.

A boa notícia é que dá para otimizar bastante esse investimento com o reaproveitamento correto de conteúdos que você já publicou. Além disso, você pode ter materiais prontos e talvez nem tenha percebido o potencial deles para a internet, bastando uma simples adaptação de formato para fazer sucesso.

Preparamos a seguir 5 dicas que vão lhe ajudar bastante a melhorar seus resultados com marketing digital. Confira!

1. Republicar os posts nas mídias sociais

Muitos conteúdos são ricos demais para serem divulgados uma única vez. Assim, repetir uma postagem nas redes sociais não é errado, desde que sejam tomados cuidados estratégicos.

Varie abordagens e formatos

Se houver a possibilidade de variar os formatos, alterne links, vídeos e imagens para criar chamadas diferentes sem parecer repetitivo. Nunca retome o mesmo texto e imagem da chamada mais de uma vez: lembre-se que mensagens diferentes podem atingir variados públicos, favorecendo um alcance maior dos seus perfis.

No Facebook, para que o texto não seja escondido no botão “continue lendo”, ele deve ter no máximo 480 caracteres, com espaço. Já no Instagram, o limite é de 138 caracteres.

Lembre-se também: para não infringir os direitos autorais, você pode obter imagens de qualidade em bancos de imagens gratuitos.

Observe as estatísticas para identificar o que vale a pena

Antes de escolher o que publicar, vale a pena acessar as estatísticas do Instagram e do Facebook e verificar os posts anteriores que tiveram melhor engajamento.

Os conteúdos mais populares tendem a repetir o sucesso e merecem ser mais exploradas.

Mas lembre-se que as estatísticas só estão disponíveis para fanpages e perfis comerciais.

Teste diferentes horários

Quando você publica o mesmo conteúdo com variações de formato em horários diferentes, é maior a probabilidade de alcançar públicos variados.

De acordo com uma pesquisa da Wisemetrics, o engajamento de um post no Facebook costuma durar aproximadamente 5 horas. Procure considerar esse período ao reprogramar seu conteúdo.

2. Utilizar links internos em seus novos posts

Uma das formas mais eficientes de tornar um conteúdo mais interessante e manter o leitor por mais tempo na sua página é investir em links internos. Eles devem ser associados às palavras-chave do texto que apontam para outra página do seu site, a fim de complementar o conteúdo.

Você já percebeu que este artigo está repleto de exemplos assim?

Além de melhorar a experiência geral do leitor, os links internos são importantes fatores de rankeamento do seu site no Google. Mas isso somente se forem utilizados no contexto adequado, pois os buscadores não veem com bons olhos links internos alocados no texto de maneira forçada.

3. Recomendar a leitura de posts relacionados

Além dos links internos no meio do texto, também vale a pena adicionar uma lista de posts relacionados ao final de cada conteúdo. Com o uso inteligente de categorizações de post e palavras-chave, é mais fácil garantir que links sugeridos sejam úteis e complementares ao aprendizado do leitor.

Essa estratégia favorece o aumento do tempo de permanência e páginas visitadas pelo leitor, ajudando a construir a consistência necessária para conquistar tanto o cliente quanto os buscadores.

Se o seu site ou blog está hospedado em WordPress, procure um plugin de posts relacionados adequado ao design das páginas.

4. Transformar palestras e treinamentos em materiais

O dono de uma empresa é sempre uma autoridade em sua área de atuação. Como tal, provavelmente ministra treinamentos para seus funcionários ou palestras em eventos do setor. Muitas vezes, esses conteúdos ficam restritos a situações específicas e poderiam ter uma enorme utilidade na rede.

Que tal tentar? Se sua empresa possui esses registros, procure fazer as adaptações e disponibilize em seus canais. Reúna filmagens de qualidade e apresentações em Power Point, edite roteiros de treinamento e produza blog posts com esse conteúdo.

5. Criar um conteúdo rico

Como autoridade na sua área de atuação, com certeza você pode reunir blog posts relacionados em um eBook com conteúdo rico para os clientes.

Planeje

Defina um título atrativo e planeje os tópicos de forma que ele tenha uma sequência lógica e padronizada.

Definido o título e o objetivo, cada post selecionado pode ser adaptado como um capítulo do eBook. Lembre-se de reunir variadas imagens e fotos para ilustrar o conteúdo e deixá-lo mais atrativo para leitura.

Escreva e revise

Como as leituras de eBooks costumam ser dinâmicas, escreva parágrafos curtos e os termos mais importantes com os recursos negrito e itálico. Se possível, desenhe infográficos, alternando textos e recursos visuais.

Com todos os textos prontos, peça para alguém de confiança auxiliar na revisão.

Diagrame

Depois de revisar todo o conteúdo, é hora de criar uma identidade e diagramar o material. Se você não tem muita familiaridade com softwares gráficos, pode usar templates prontos criados justamente para demandas como a sua. A Resultados Digitais disponibiliza aqui 4 modelos de eBook incríveis e gratuitos para download.

Por fim, é muito importante vincular o download do eBook ao preenchimento de um formulário em uma Landing Page. Assim, você consegue uma boa isca para geração de leads.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe um comentário no post e conte para a gente quais estratégias você usa para produzir conteúdo na sua empresa!

Por Flaubi Farias
Content Marketer e editor do Blog da Resultados Digitais.

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